Cidades

Prazo para pagar a terceira cota do IPTU termina na próxima semana

Confira as datas e como parcelar o imposto em até 12 vezes

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 07/07/2020 19:00
A falta de pagamento do IPTU pode levar o contribuinte a ser inscrito na Dívida Ativa e ser cobrado pela Justiça, além de ter um aumento de 10% no valor final.A terceira cota do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2020 será cobrada a partir da próxima semana. A data de vencimento depende do final da inscrição do imóvel (dígito verificador) que consta no Cadastro Imobiliário do Distrito Federal (CI/DF).

Se o final da inscrição no CI/DF for 1 ou 2, deve-se pagar até segunda-feira (13/7); se for 3 e 4 deve-se pagar até terça-feira (14); se for 5 e 6 até quarta-feira (15); se o final for 7 e 8 o prazo vai até quinta-feira (16); e se o final for 9, 0 ou X o prazo termina na sexta-feira (17).

O boleto do IPTU chega à casa do contribuinte pelos Correios, mas também pode ser emitido no site da Secretaria de Economia e no aplicativo Economia DF ou pago diretamente no Banco de Brasília (BRB). Para fazer isso, basta informar o número de inscrição do imóvel.

Junto com o IPTU, também é cobrada a Taxa de Limpeza Pública (TLP). Caso o cidadão atrase o pagamento, ainda pode liquidar a dívida dentro do ano corrente, mas são acrescidos juros e multa. A falta de pagamento do imposto pode levar o contribuinte a ser inscrito na Dívida Ativa e ser cobrado pela Justiça, além de ter um aumento de 10% no valor final.

Parcelamento


O contribuinte tem a opção de parcelar o pagamento de alguns impostos em até 12 vezes no cartão de crédito. Os impostos que permitem essa forma de pagamento, além do IPTU e TLP são o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), o Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e o Imposto de Herança e de Doação (ITCD).

O serviço de parcelamento via cartão de crédito é prestado por três empresas privadas, e pode variar em cada uma delas. É importante que o cidadão faça um simulação de preço em cada uma para pagar mais barato. Além disso, é preciso exigir o comprovante de pagamento para quitar o imposto.

[SAIBAMAIS]As empresas responsáveis pelo parcelamento são a Datalink, a Vamos Parcelar e a Zapay.

Para parcelar o IPTU/TLP, IPVA, ITBI e ITCD:

Datalink - https://www.parcelenahora.com.br/paginas/seec-df.html

Para parcelar o IPTU/TLP e o IPVA:

Vamos Parcelar - http://vamosparcelar.com.br/seec-df/

Zapay - http://usezapay.com.br/cidades/brasilia

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação