Cidades

Apagão: energia volta na Asa Norte, mas parte de Sobradinho segue sem luz

Curto-circuito aconteceu por volta das 16h45 desta terça-feira (7/7) e deixou mais de 100 mil casas e estabelecimentos comerciais sem luz

Correio Braziliense
postado em 07/07/2020 22:14
Equipe de plantão identificou um curto-circuito nas linhas de transmissãoApós curto-circuito em cabos na linha de transmissão da Companhia Energética de Brasília (CEB), que deixou mais de 101 mil unidades consumidoras sem luz, a energia voltou em pelo menos 72 mil casas e estabelecimentos comerciais.

O apagão aconteceu por volta das 16h45 e afetou moradores da Asa Norte, Lago Norte, Sobradinho e Área Central. Segundo a companhia, a equipe de plantão identificou um curto-circuito em cabos da Linha de Transmissão de 34kV Brasília Norte.
 
A CEB priorizou a Área Central para religamento, devido aos hospitais situados na região. O Correio apurou que o desligamento atingiu a unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) e a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Sobradinho. 
 
As subestações SE-03 e SE-04, da Asa Norte, foram religadas. Juntas, elas atendem 63.48 residências e estabelecimentos comerciais, inclusive os hospitais. No momento em que o Hran ficou sem luz, a unidade de sáude funcionou por meio dos geradores, segundo informou a Secretaria de Saúde. "Os hospitais da rede pública do DF possuem geradores que cobrem as áreas mais importantes das unidades em caso de falta de energia repentina", esclareceu o órgão por meio de nota.  

A subestação SE-07, que atende 9.763 unidades consumidoras no Lago Norte, foi religada às 18h35. Pouco antes, às 18h33, a subestação SE-SB, de Sobradinho, voltou a funcionar, mas restaram 4.348 unidades sem energia. A companhia não informou a previsão de religamento para o restante das unidades, localizadas também em Sobradinho.
 
Por meio de nota oficial, a CEB esclareceu que há, ainda, 290 unidades consumidoras sem energia, nas seguintes localidades: Atacadão Dia a Dia, NR Sobradinho I ch's de 24 a 53, Condomínios Alto da Boa Vista, Nova Colina, Nova Diguinéia, Lara, Petrópolis, Região do Córrego do Meio e Condomínios nas DF's 330 e 440. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags