Correio Braziliense
postado em 08/07/2020 12:50
As famílias das tribos Kariri-Xocó e Tuxá receberam, nesta quarta-feira (8/6), as chaves das oito casas provisórias construídas pela Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap). As residências vão permitir a transferência dos indígenas de uma área do Noroeste para outra na mesma região, possibilitando obras da via W9, futura Avenida dos Ipês.O deslocamento foi resultado de um acordo entre as tribos, a Terracap, a Defensoria Pública do Distrito Federal, a Defensoria Pública da União, o Ministério Público Federal e a Funai. Representantes de todos os setores debateram uma solução benéfica para governo e indígenas, que foi concretizada hoje com a entrega das chaves.
As tribos receberam lotes na Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Cruls. No espaço de 14 hectares será construído, em definitivo, a Reserva Indígena Kariri-Xocó e Tuxá do Bananal-DF. A Terracap tem o prazo de um ano para implementar a infraestrutura da área, com sistema de abastecimento de água, esgoto e energia. Também serão construídas 16 unidades habitacionais, uma estrutura de guarita, um centro cultural, sete ocas pequenas, um terreiro, além de uma casa de produção de farinha para apoiar a sustentabilidade da aldeia.
Já a construção da via W9 tem como objetivo desafogar o tráfego de veículos entre o Setor de Transporte Norte (STN) e na DF 040, próximo ao Setor de Recreação Pública Norte (SRPN). “Hoje estamos fazendo a primeira entrega concreta do cumprimento desse acordo pela Terracap, com as casas provisórias que serão ocupadas pelas comunidades indígenas. A medida permitirá que a Terracap conclua a via W9, que vai ser a principal avenida do bairro, trazendo, além de melhorias no trânsito, o desenvolvimento econômico para a região”, explicou o diretor de Regularização Social e Desenvolvimento Econômico, Leonardo Mundim.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.