Cidades

Segundo pesquisa, 30% das pessoas em Brasília não usam máscara

Desde maio, 69 mil pessoas foram abordadas por não usar máscara e 76 foram multadas

Correio Braziliense
postado em 08/07/2020 15:15
Resultado da pesquisa ainda é preliminar e fruto de observação visualLevantamento feito pela Casa Civil e iniciado na semana passada aponta que 30% dos brasilienses não usam máscara. A pesquisa foi conduzida pela Subsecretaria de Inovação, que destaca que o resultado ainda é preliminar. Na última sexta-feira (3/7), o presidente Jair Bolsonaro sancionou, com vetos, a Lei nº 14.019, que torna obrigatório o uso de máscaras de proteção individual em espaços públicos e privados.Bolsonaro vetou trechos que obrigam o uso da máscara em locais como igrejas, comércios, escolas e presídios.

Os dados são coletados por equipes de campo em parques vivenciais e recreativos, terminais de transporte, centros comerciais, áreas de lazer, entre outros. A pesquisa vai se estender até o final de agosto, em todas as regiões do Distrito Federal. 

A Casa Civil destacou que, no momento, não há dados conclusivos suficientes, mas de forma preliminar, a inspeção visual em campo detectou aproximadamente 30% de uso indevido do equipamento, seja por ausência ou uso inadequado (nariz descoberto, no pescoço, nas mãos, boca descoberta e etc).

Fiscalização 


A Secretaria DF Legal informou que a operação de fiscalização do uso de máscaras pela força-tarefa do GDF começou em maio. O balanço mais recente, divulgado no último domingo (5/7), mostra que cerca de 69 mil pessoas foram abordadas. Desse montante, 76 pessoas receberam multas.

A pasta ainda destacou que a força-tarefa que realiza a fiscalização é composta por Polícia Militar, Vigilância Sanitária, Secretaria de Mobilidade, Procon, Corpo de Bombeiros, entre outros órgãos do GDF.
 
Estágiario sob supervisão de Nahima Maciel










Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags