Cidades

Relevo da cidade é bom para a produção, diz vice-presidente do AgroBrasília

Condições climáticas de Brasília ajudam na produção, apesar de o solo da capital ser pobre

Jailson R. Sena*
postado em 10/07/2020 16:00
 (foto: Ana Rayssa/CB/D.A Press)
(foto: Ana Rayssa/CB/D.A Press)
Marconi Moreira, vice-presidente do AgroBrasília, foi o entrevistado do CB.Agro nesta sextaO relevo do Distrito Federal ajuda aos produtores agrícolas a desenvolverem esse setor na capital que, apesar de ser um solo pobre, pode ser desenvolvido para ser fértil. É o que afirma o vice-presidente da AgroBrasília, Marconi Moreira, em entrevista ao CB.Agro nesta sexta-feira (10/7). O programa é uma parceria do Correio Braziliense e da TV Brasília, exibido toda sexta, às 13h20.

Para o vice-presidente, outro fator que contribui para a diversificação na produção agrícola é o clima. Um exemplo é que o DF produzirá vinhos. "Nossa condição climática é muito favorável para essa diversidade de culturas que temos trabalhado.(...) Nós vamos ter vinhos melhores do que os europeus porque desenvolvemos uma tecnologia de poda da uva que, ao invés de podar no inverno para colher no verão, será o inverso" disse.

[SAIBAMAIS]Ele explica que essa técnica ;trará o benefício de ter um vinho de boa qualidade, pois a uva, na sua maturação, precisa ter um dia com amplitude térmica grande com o clima bastante seco, porque o úmido favorece o desenvolvimento de fungos que diminuem a qualidade do vinho;.

A entrevista também abordou o aumento de consumo e produção de produtos orgânicos em terras brasilienses. "Nos últimos 10 anos, devemos ter aumentado mais ou menos mil por cento a quantidade de produtores orgânicos. É um mercado com tendência a crescer, e que é uma renda estável por ter um público consumidor muito ávido" explica.

[SAIBAMAIS]Por outro lado, sobre os agrotóxicos, Marconi diz que é algo necessário, desde que usado corretamente. ;Agrotóxico é um mal necessário. O problema é o mal uso pois, se usado dentro das recomendações, as possibilidades de ter algum resíduo são muito pequenas;, garante.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação