Cidades

Servidores da Região Centro-Sul recebem ambulatório para casos de covid-19

O objetivo é dar maior agilidade aos processos de afastamento dos servidores diagnosticados com a doença

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 14/07/2020 11:45
O servidor com a covid-19 terá atendimento especialOs servidores com sintomas gripais que atuam na Região de Saúde Centro-Sul poderão ser atendidos na Policlínica do Núcleo Bandeirante. O objetivo é dar maior rapidez aos processos de afastamento dos servidores diagnosticados com covid-19.
O consultório foi criado com médicos da região de saúde que trabalham em regime de 40 horas semanais. Para consulta, os profissionais atenderão de forma presencial e por telemedicina. O agendamento pode ser feito pelo telefone 2017-1145, ramal 8069, ou pelo e-mail: ambulatoriodoservidor@gmail.com.
A atividade faz parte da ação do Centro de Operações de Emergência (COE) no combate à pandemia. Dentre atribuições como a criação de protocolos, existe a linha de atenção ao servidor. Devido à covid-19, esses trabalhadores não estão tendo a perícia médica feita pela Subsaúde, que está atendendo apenas casos específicos.
O servidor com a covid-19 não pode ser atendido presencialmente para avaliação nessa unidade. Dessa maneira, os processos são iniciados pelo próprio ambulatório do servidor para a medicina do trabalho da região de saúde. Nesse ato, o profissional já é afastado por oito dias para a realização de exame complementar.
;Esse consultório, com atendimento presencial e teleatendimento, é mais um instrumento para garantir segurança aos servidores públicos da saúde que estão na linha de frente do combate à covid-19;, afirma o secretário de Saúde, Francisco Araújo. Ele acrescentou que tudo está sendo feito pelo governo para melhorar o atendimento na rede de saúde pública, seja para a população ou para os servidores quando precisam desse serviço.
[SAIBAMAIS]Para tornar esse processo mais ágil e conseguir ter identificação inicial dos casos, os gestores alinharam o fluxo de pacientes sintomáticos e assintomáticos. No ambulatório do servidor, para os casos sintomáticos, os pacientes já são afastados pelo médico, evitando a sua ida e procura ao serviço das unidades básicas ou emergências. Os assintomáticos, que realizam o teste de rotina e têm resultado positivo, são atendidos no Núcleo de Medicina do Trabalho da região de saúde.
Para Flávia Costa, superintendente da Região de Saúde Centro-Sul, a ação significa otimização dos serviços e humanização em relação ao cuidado com o servidor. ;Devido à diminuição dos atendimentos de ambulatórios na pandemia, aproveitamos para alinhar, dentre outros serviços, as horas de profissionais que não estavam em atendimento ao público. Assim, conseguimos otimizar essa carga horária em favor do nosso servidor com atendimento específico para os suspeitos da covid-19;, diz Flávia.
A área técnica orienta que, aos primeiros sinais da síndrome gripal, o servidor realize o agendamento na Policlínica do Núcleo Bandeirante para avaliação e realização do teste para a covid-19.
*Com informações da Secretaria de Saúde

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação