Cidades

Vídeo: Animais domésticos estão sendo abandonados durante a pandemia

MP divulgou vídeo alertando para o aumento do número de casos de abandono de animais domésticos

Correio Braziliense
postado em 17/07/2020 14:05
O MPDFT quer alertar para o abandono dos animais domésticos durante o avanço da pandemiaCom as mudanças no dia a dia causadas pela pandemia de covid-19, algumas famílias estão abandonando os próprios animais. Com isso, o Ministério Público promove um alerta com o vídeo MP Solidário: Impacto da pandemia no abandono de animais. A intenção da Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (Prodema) é chamar a atenção para o aumento do número de casos de abandono e para as responsabilidades de cuidar dos pets.

A promotora de Justiça do Meio Ambiente, Luciana Bertini, destaca que uma das preocupações do Ministério Público é a situação de abandono desses animais, que vão para as ruas e ficam sem alimentação e sujeitos à Zoonoses. “É importante que aquelas famílias que já têm experiência com guarda responsável se sensibilizem agora com esses animais que precisam de cuidados”, afirma. 
 
A comerciante Andréia Tomé decidiu adotar um cachorro para sua filha, que está com as aulas paralisadas por conta da pandemia. Para elas, além de o momento proporcionar mais tempo para se conhecer, a adoção foi uma oportunidade de ajudar um animal que estava sem um lar e alegrar a rotina da criança.
 
A promotora de Justiça salienta que animais exóticos e silvestres não são pets. “Eles não são animais de companhia. Apenas cães e gatos são”, enfatiza.
 

MP Solidário

 
O projeto busca informar a sociedade sobre seus direitos nas diversas áreas de atuação do Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios (MPDFT) para fortalecer a cidadania e prevenir a violência. As iniciativas estão voltadas para a gestão positiva dos conflitos e foram idealizadas para atender o atual contexto de pandemia, mas continuarão após o fim da situação de emergência.
 
*Com informações do MPDFT

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags