Cidades

Alunos de baixa renda vão receber internet de graça para ter aulas on-line

A Secretaria de Educação vai abrir edital para credenciar operadores que vão fornecer o serviço

Após a divulgação do cronograma específico da volta às aulas presenciais, com a data prevista para recomeço em 31 de agosto e término em 28 de janeiro de 2021, a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEE/DF) informou que, esta semana, pretende abrir um edital de credenciamento de operadores para disponibilizar pacote gratuito de internet a estudantes de baixa renda da rede pública de ensino.

A Secretaria de Educação vai bancar os  custos para que os alunos possam ter acesso gratuito aos materiais pedagógicos. Por enquanto, quem baixar o aplicativo poderá entrar por ele na plataforma do programa Escola em Casa DF, mas ainda usando seu próprio pacote de internet.
 
A SEE/DF destacou que não há um levantamento oficial de estudantes que não têm acesso à internet. Cada escola está fazendo um mapeamento para chegar a esse dado e para que ninguém fique de fora do programa Escola em Casa DF. 

Desde a última semana, 470 mil estudantes e 72 mil profissionais da educação fizeram o cadastro na plataforma Google Sala de Aula. Foram mais de 700 mil acessos de estudantes e quase 120 mil de professores, de acordo com a Secretaria 

Aulas on-line


Desde 13 de julho, o ano letivo voltou a ser contabilizado pelo ensino remoto do programa Escola em Casa DF. A presença é obrigatória e registrada de acordo com atividades postadas na plataforma Google Sala de Aula. 

Estudantes que não têm acesso às ferramentas digitais e internet recebem as atividades impressas, de acordo com a organização de cada escola. Esse modo vai até 28 de agosto, exceto para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Profissional, centros interescolares de línguas (CILs), instituições parceiras e os centros de educação da primeira infância (CEPIs), que têm encerramento marcado para 29 do mesmo mês. 
 
Estagiário sob supervisão de Nahima Maciel