Cidades

Grupo que fraudava precatórios é desarticulado pela polícia

PCDF cumpriu 35 mandados de prisão temporária e de busca e apreensão na Asa Norte, Lago Sul, Águas Claras, Arniqueiras e outras seis regiões

Correio Braziliense
postado em 22/07/2020 10:00
Durante as buscas foram encontrados diversos relógios, equipamentos eletrônicos, dinheiro e máquina de contar cédulasA Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Coordenação de Repressão aos Crimes Contra o Consumidor, a Propriedade Imaterial e a Fraudes (CORF/PCDF), cumpriu 35 mandados de prisão temporária e de busca e apreensão na Asa Norte, Lago Sul, Águas Claras, Arniqueiras, Sobradinho, Gama, Goiânia/GO, Aparecida de Goiânia/GO, Goianésia/GO e Santo Antônio do Descoberto/GO. 

A Operação Postulatio, deflagrada na manhã desta quarta-feira (22/7), tinha o objetivo de desarticular organização criminosa especializada na prática dos crimes de falsidade ideológica, falsificação de documento, uso de documento falso, estelionato e lavagem de dinheiro. A ação terminou com 11 presos, seis carros apreendidos, vários documentos, objetos eletrônicos, relógios, máquina de contar dinheiro, entre outros. 

Os suspeitos utilizavam documentos falsos para se passarem por titulares de um precatório (espécie de pedido de pagamento de uma determinada quantia em que a Fazenda Pública é condenada em processo judicial) e vendiam a terceiros, com desconto, o direito de receber dinheiro do Estado futuramente. Esses precatórios eram de ações judiciais no Pará, MG, TO e SE.

Os documentos falsos também eram utilizados para abrir contas em instituição bancária no Distrito Federal, onde os valores eram depositados para produzirem procurações em diversos cartórios e criar empresas (na área de alimentação, beleza, construção e eventos), onde o dinheiro era lavado. Os integrantes da organização criminosa possuem várias identidades, CPF e CNPJs. Um deles tem seis identificações. Cerca de 150 policiais foram mobilizados nesta operação. 

 
*Estagiária com a supervisão de Nahima Maciel



Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags