Cidades

Escassez de sedativos leva GDF a prorrogar suspensão de cirurgias eletivas

Problema é uma realidade nacional e em diversos outros países devido à pandemia de covid-19. Por isso, pacientes com alguma cirurgia de menor gravidade, agendada entre 29 de junho e 9 de agosto, serão remarcados

Correio Braziliense
postado em 23/07/2020 21:05
Essenciais para intubação de pacientes graves com covid-19, sedativos estão em falta em diversos paísesA Secretaria de Saúde prorroga, pela segunda vez, a suspensão das cirurgias eletivas nos hospitais da rede pública. Os objetivos são concentrar esforços nos atendimentos de urgência e emergência e garantir o atendimento dos casos graves de covid-19 no momento no qual a cidade atravessa o pico e o platô da pandemia

Esse tipo de procedimento está suspenso desde 29 de junho e seguirá assim até 9 de agosto. A exceção permanece para os procedimentos oncológicos, cardiovasculares e transplantes, que continuarão sendo feitos normalmente.

O subsecretário de Atenção Integral à Saúde, Gustavo Bernardes, reconhece, em material divulgado pelo governo, a dificuldade de compra de sedativos e anestésicos necessários para intubação dos pacientes que necessitam de suporte ventilatório. A escassez é uma realidade de diversos países. 

Ao suspender as cirurgias eletivas, a pasta também espera disponibilizar as salas cirúrgicas e os leitos de enfermarias aos pacientes do novo coronavírus. Os pacientes com alguma cirurgia de menor gravidade, agendada entre os dias 29 de junho e 9 de agosto, serão remarcados para depois dessa data.
 
Com informações da Agência Brasília 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags