Cidades

Regiões do Guará ao Plano Piloto ficam sem água até 8h de quarta-feira

Suspensão de serviço afeta Guará, Sudoeste, Octogonal, Cruzeiro e SIA e ocorre devido a obras da Caesb na área, que começaram nesta terça-feira (27/7)

Obras de manutenção da estrutura de distribuição de água da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) deixam regiões no Guará, Sudoeste, Octogonal, SIA e Cruzeiro sem água. A suspensão do serviço começou às 8h desta terça-feira (27/7) e o abastecimento deve ser retomado às 8h de quarta-feira (28/7).
 
As obras são para fazer a interligação da unidade de bombeamento aos novos reservatórios de água do Plano Piloto, que desativará, definitivamente, o antigo reservatório da Estação de Tratamento de Água (ETA). Em caso de emergências, as unidades de saúde das regiões administrativas serão atendidas por meio de serviços de caminhão-pipa. De acordo com a Caesb, cada posto terá uma caixa d'água à disposição, com volume mínimo correspondente ao consumo médio diário de água. 
 

Confira abaixo as áreas que estão, temporariamente, sem água:

Guará (toda a região)
Guará I, Guará II, Setor Habitacional Lúcio Costa, Expansão do Guará, SOF do Guará; Carrefour, Setor Park Sul, Superquadra Park Sul (SQPS); Setor de Garagens e Concessionárias de Veículos (SGCV), Setor de Oficinas Sul (Sofs), todo o Setor de Múltiplas Atividades Sul (Smas), Metrô-DF – Park Shopping, Leroy Merlin, Extra Hipermercado, CasaPark, Florida Mall, Superquadra Brasília (SQB), Colônia Agrícola Águas Claras (Caac) / Chácaras; Colônia Agrícola Bernardo Sayão (Cabs); Colônia Agrícola Iapi.
 
Plano Piloto 
Setor de Garagens Oficiais (SGO), Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Setor de Abastecimento e Armazenamento Norte (Saam); Setor Militar Urbano (SMU), exceto o Hospital Militar de Área de Brasília (Hmab); todo o Regimento de Cavalaria e Guarda (CGD), inclusive o Batalhão da Guarda Presidencial (BGP); todo o Setor de Múltiplas Atividades Norte (Sman); todo o Setor de Oficinas Norte (Sofn); todo o Setor Policial Sul (SPS; todo o Setor de Administração Municipal (SAM), inclusive TCB, SLU, TCDF, MPDFT, Palácio do Buriti e TJDFT, Centro de Convenções e Torre de TV; Setor de Grandes Áreas Sul (SGAS) 901 a 908; Setor Habitacional de Casas Geminadas Sul (SHCGS) 702 a 708,; Comércio Local Sul (CLS) 702 a 708; Administração do Parque da Cidade; Instituto Médico Legal (IML); todo o Setor Recreativo Parque Norte; Parque Ferroviário de Brasília (Rodoferroviária); todo o Setor Policial (SPO ); todo o Setor Terminal Sul (STS).
 
Cruzeiro 
Cruzeiro Novo, Setor Residencial Interno – SRI e Octogonal.
 
Sudoeste 
Toda a localidade, incluída a área do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
 
SIA 
Toda a localidade, exceto o Setor de Inflamáveis (SIN).

 
Desativação do reservatório

O reservatório da Estação de Tratamento de Água de Brasília será desativado, após 60 anos de uso, por ter chegado ao final de sua vida útil. Para substituí-lo, estão sendo erguidos reservatórios metálicos de 15.000 m³ cada. Com isso, a capacidade do reservatório passará de 20.000m³ para 30.000m³.
 
O investimento da obra é de R$ 35 milhões e está sendo feita com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Iniciada em fevereiro de 2019, a obra começou com a construção dos reservatórios metálicos de aço carbono.
 
Para mais informações sobre falta de água em cada região, os usuários da Caesb podem entrar em contato com a companhia pelos seguintes canais: telefone 125, site da companhia  e aplicativos para sistema IOS e Android.