Cidades

São Vicente de Paulo oferece atendimento virtual especializado para idosos

A unidade de saúde pública é a única no Distrito Federal que possui especialidade em psicogeriatria. Para atendimento são utilizados serviços como a telemedicina (sala virtual)

Correio Braziliense
postado em 03/08/2020 16:42
Durante pandemia, atendimento na unidade em psicogeriatria é feito pela telemedicina (sala virtual)Mesmo durante a pandemia, os tratamentos e cuidados com a saúde não podem parar. Por isso, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) decidiu oferecer atendimento ampliado em psicogeriatria – área da psiquiatria que trata da saúde mental do idoso, levando em consideração as especificidades clínicas e mentais – de forma virtual. 

A unidade de saúde pública é a única no Distrito Federal que oferece atendimento ampliado em psicogeriatria e, devido ao perfil dos pacientes assistidos, precisou suspender os atendimentos presenciais. Com isso, a solução foi manter os atendimentos por meio de recursos eletrônicos com os pacientes que já eram atendidos.

Para atendimento personalizado são utilizados a triagem telefônica de pacientes em lista de espera, monitoramento telefônico de retornos, primeira consulta e retornos por telemedicina (sala virtual), além de consultas presenciais quando necessário. 

Por meio do formulário de triagem telefônica, a equipe da unidade consegue verificar a gravidade do caso de cada paciente e dar prioridade de atendimento aos mais urgentes. O atendimento funciona com uma equipe multidisciplinar e conta com psicogeriatria, fisioterapia, terapia ocupacional, enfermagem e nutrição.

Para implantar esse novo recurso de assistência a equipe teve apoio da direção do hospital, do setor de tecnologia da informação e da disponibilidade dos profissionais envolvidos. 

Com informações da Agência Brasília 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags