Cidades

Lacen solicita aumento de carga horária de servidores para 40 horas

Pedido, encaminhado para a Secretaria de Saúde nesta segunda-feira (3/8), segue em análise. A solicitação também prevê aumento de salários

Thais Umbelino
postado em 04/08/2020 11:21
O laboratório atualmente funciona ininterruptamente, 24h por diaA diretoria do Laboratório Central de Saúde Pública do DF (Lacen) encaminhou à Secretaria de Saúde (SES/DF), nesta segunda-feira (3/8), pedido para ampliação de carga horária de servidores do local para 40 horas semanais. Atualmente, a carga horária é de 20 horas. A solicitação também prevê aumento nos salários.

O pedido tramita internamente na pasta, que calcula o impacto financeiro da medida e espera o aval da Secretaria de Economia. A previsão é de que o secretário de saúde, Francisco Araújo, Filho despache ainda hoje com o titular da pasta de economia. Em nota, a SES explicou que a ampliação de carga horária dos servidores para 40h semanais é motivada pela necessidade de reforço no setor.

Para o aumento da carga horária foram inseridos pedidos de 22 servidores, dentre eles técnicos e farmacêuticos. Segundo o diretor do Lacen, em documento, com o incremento na força de trabalho, poderão ser reduzidos os prazos no processamento e entrega dos exames. ;Esse reforço é necessário em razão do número de profissionais que estão afastados por adoecimento, já que a área que eles trabalham tem um contato continuado com o vírus;, explicou a Secretaria de Saúde.

A ampliação de expediente valerá apenas enquanto durar o estado de calamidade pública. Cessada essa condição, todos retornam à carga horária original. Além disso, a pasta da saúde esclareceu que o laboratório funciona ininterruptamente, 24h por dia, desde o dia 28 de março. ;Justamente para atender à alta demanda de análises para o diagnóstico da covid-19;, explicou. Segundo balanço, até o momento, o Lacen já realizou 69.455 exames.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação