Correio Braziliense
postado em 04/08/2020 15:28 / atualizado em 07/08/2020 01:12
A secretária de Esportes do Distrito Federal, Celina Leão, anunciou nesta terça-feira (4/8) retomada das atividades do Campeonato Brasiliense de Futebol e outros torneios de futebol profissional na capital. A medida foi autorizada pelo Governo do Distrito Federal (GDF) e a previsão é de que seja publicada até quarta-feira (5/8) no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).
A decisão veio após um pedido da Federação de Futebol do DF para retomar as atividades em 8 de agosto e foi aprovada em reunião com equipes internas das secretarias de saúde e de esporte e do grupo de combate à covid-19. “Nós organizamos internamente um protocolo que possibilitou o retorno imediatamente a partir da assinatura do decreto”, declarou Celina.
Saiba Mais
“Nós vamos retomar o futebol, mas com toda a segurança, com todo o protocolo necessário, para que as pessoas que gostam de futebol possam, pelo menos, ter o prazer de assistir o retorno da Candangão da sua casa”, acrescentou a representante da pasta.
Para facilitar a liberação dos estádios da capital no campeonato e possibilitar laudo criterioso, Celina informou que foi criado um grupo de trabalho. “Estamos com autorização de todos os estádios para ter jogo de futebol. Nós criamos um grupo de trabalho porque existia uma dificuldade com os laudos dos estádios, sempre se fazia na correria, então esse grupo de trabalho foi criado por decreto pelo governador Ibaneis Rocha e isso facilitou o retorno do Candangão e a liberação dos estádios”, informou Celina.
Terão acesso aos estádios apenas jogadores e a equipe de TV responsável pela transmissão. Cada clube poderá credenciar três profissionais de mídia no gramado, por jogo, para captação de imagens e vídeos, além de um assessor de imprensa. As medidas serão fiscalizadas pelas secretarias DF Legal e de Esporte e Lazer e o descumprimento dos protocolos pode resultar em multas, interdições e demais sanções administrativas penais.
Protocolos das partidas
- Fica vedada a presença de público durante os jogos;
- Os ambientes dos estádios deverão ser previamente desinfectados e higienizados antes dos jogos;
- Os estádios deverão possuir cabines de desinfecção;
- Os jogos só serão permitidos após todos os atletas e demais profissionais de clubes serem submetidos a exames prévios de covid-19;
- O uso de máscaras será obrigatório nos vestiários e o tempo no local será minimizado
- Os clubes deverão disponibilizar álcool gel para todos os profissionais;
- Não será permitido beijar a bola nem contato entre os atletas nas comemorações de gol;
- Deverá haver reposição hídrica com recipientes descartáveis e sem uso de squeezes;
- Não poderá ocorrer a entrada em campo, de forma conjunta, das equipes;
- Crianças, profissionais com idade a partir de 60 anos ou portadores de doenças crônicas não deverão participar dos jogos;
- Fica vedado foto oficial antes dos jogos, apertos de mãos e troca de flâmulas;
- Atletas no banco de reservas deverão ocupar os espaços de maneira intercalada e usar máscara;
- Não será permitida a troca de camisas ou demais peças do uniforme entre atletas da mesma equipe ou da equipe adversária em qualquer momento;
- Ao término da partida, as delegações deverão permanecer em ambientes ao ar livre e somente entrar no transporte coletivo quando todos os integrantes estiverem prontos para deixar o estádio, evitando aglomerações em locais fechados;
Com informações da Agência Brasília
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.