Cidades

Polícia Civil desmonta grupo que aplicava golpes contra idosos

São 25 mandados de busca e apreensão e nove de prisão que serão cumpridos em outros três estados além do Distrito Federal

Correio Braziliense
postado em 05/08/2020 10:15
A Deam I está está à frente das investigaçõesA Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) iniciou, nesta quarta-feira (5/8), a segunda fase de ação que investiga um grupo responsável por aplicar golpes em servidores aposentados. A Operação Strike II visa cumprir 25 mandados de busca e apreensão e nove de prisão e sequestro de bens. 

Além do DF, a ação é realizada em outros três estados do país: Goiás, Minas Gerais e Paraná. As investigações são lideradas pela  Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam I). Segundo os investigadores, associações de servidores públicos foram criadas como fachada a fim de promoverem o golpe por meio de descontos nos contracheques de servidores e apropriação dos valores.

Uma vez criadas as associações de fachada, o grupo obtinha os códigos de benefício social de servidores. A partir daí, integrantes da organização se passavam por corretores de seguros e enganavam as
vítimas, muitas vezes idosos aposentados, sob o pretexto da contratação ou atualização de seguro. Assim, obtinham de forma fraudulenta, a assinatura das vítimas em fichas de autorização de desconto em folha.

“Assim, os criminosos conseguiam implementar os descontos nos contracheques, valores esses que eram transferidos às associações de fachada e apropriados pela Orcrub, de forma que não havia qualquer contratação de seguro, inclusive as associações sequer eram contratantes de seguros”, destaca a delegada-chefe da Deam I, Sandra Gomes.

Esta fase é um desdobramento da operação Strike I deflagrada em 2018 e que investigava golpes a aposentados. A maioria das vítimas eram mulheres. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags