Diversão e Arte

Artistas transgêneros dão visibilidade à questão no entretenimento

A presença das atrizes trans ajudam a derrubar preconceitos

Adriana Izel
postado em 20/06/2015 07:30
Atriz Laverne Cox, que vive a detenta Sophia Burset em Orange is the new black, abriu às portas para as transexuais nas séries televisivas
A atriz Laverne Cox talvez não esperasse que fosse ter tanta repercussão como conseguiu nos últimos anos. Desde o lançamento da série Orange is the new black, que a levou ao estrelato em 2013, a artista se tornou o principal nome da cultura transgênero e abriu portas para a discussão em torno do assunto.

Essa expressividade tem muito a ver com o sucesso da personagem na série do serviço de streaming Netflix. Laverne dá vida a Sophia Burset, uma detenta da penitenciária de Litchfield, que acaba sendo presa após fraudar cartões de crédito para custear sua cirurgia de readequação sexual. Antes de ser detida, Sophia vivia com a esposa e o filho até assumir sua identidade feminina.

[VIDEO1]
Orange is the new black trouxe à tona várias questões relacionadas à sexualidade e ao gênero com muita naturalidade. ;Acho que o entretenimento tantas vezes é uma janela que abre mentes e respeito isso. Ficamos bem orgulhosas de que a nossa série tenha essa habilidade de dar visibilidade;, comentou a atriz Natasha Lyonne, durante evento no Brasil para promover a terceira temporada do seriado. Ela vive a personagem lésbica Nicky Nichols.

Laverne se tornou a primeira trans a ser indicada ao prêmio Emmy, o Oscar da televisão. Acabou não levando a estatueta, mas garantiu premiações como Glaad Media, SAG Awards e Glamour Awards. A norte-americana também será a primeira transexual da história a ter uma estátua de cera no tradicional museu Madame Tussauds.

;Quando penso em quem sou, uma mulher negra transexual de origem humilde criada na cidade de Mobile, no Alabama, esta honra parece ainda mais improvável e extraordinária;, afirmou a atriz em comunicado publicado no site do museu.

Perfis


Jamie Clayton
A presença das atrizes trans ajudam a derrubar preconceitos
Modelo e atriz norte-americana, que atuou no cinema e na televisão. O primeiro papel de destaque de Jaime é Nomi, em Sense8. ;A sociedade, como um todo, tem visto pessoas transexuais como não normal por tanto tempo;, diz sobre a presença de trans na mídia.

Caitlyn Jenner
A ex-atleta assumiu a transexualidade no ano passado. Em junho deste ano, apareceu pela primeira vez com a nova identidade feminina na capa da Vanity Fair sob o título ;eu sou Caitlyn;.

Laverne Cox
Atriz, produtora de tevê e advogada. Apareceu em Orange is the new black na primeira temporada como participação especial e, depois, após o sucesso, entrou para o elenco fixo da série.

Lana Wachowski
A presença das atrizes trans ajudam a derrubar preconceitos
A diretora de Matrix assumiu a transexualidade logo após o filme. Ela trabalha sempre ao lado do irmão Andrew e eles são denominados como The Wachowski.

Laerte Coutinho

A cartunista colocou a transexualidade em voga em 2004, quando assumiu a identidade feminina. Atualmente está no comando do programa Transando com Laerte, no Canal Brasil: ;Sou uma pessoa transgênero e a ideia é que transito e cruzo fronteiras;.

Lea T.
Modelo e estilista, a filha do ex-jogador Toninho Cerezo ganhou as passarelas do mundo. Em 2013, ela foi a cara da campanha da grife italiana Benetton como símbolo contra o preconceito.

Carol Marra
A presença das atrizes trans ajudam a derrubar preconceitos
Atriz e modelo ficou conhecida após participar da produção nacional PSI, do canal HBO. Ela deu vida à personagem Patrícia, uma transexual que namora o filho do protagonista Mark (Victor Mendes).

Rogéria

A ex-maquiadora e vedete estreou na televisão pela primeira vez em 1986 como repórter do SBT. Depois, acumulou personagens em tramas da Rede Globo. Ela foi uma das primeiras transexuais a ganhar destaque no Brasil.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação