Diversão e Arte

Cinco filmes essenciais para conhecer ou lembrar a carreira de Jerry Lewis

Ator morreu no domingo 20/8, em Las Vegas, aos 91 anos, de causas naturais, segundo familiares

postado em 20/08/2017 16:11

As novas gerações talvez não o conheçam, mas o ator, comediante, roteirista e diretor Jerry Lewis, morto neste domingo (20/8), em Las Vegas, aos 91 anos, não recebeu o título de Rei da Comédia por acaso. Seus filmes, especialmente os lançados no começo dos anos 1960 fizeram enorme sucesso. Veja abaixo cinco filmes essenciais para conhecer a obra do ator, que, com suas caretas e controle corporal, influenciou comediantes de peso, como Jim Carrey e Eddie Murphy.


A Farra dos Malandros, de 1954

Casal desmaiado em meio a escombros. Jerry Lewis é o homem

Filme da safra enquanto ainda formava dupla com o galã Dean Martin, a obra é um exemplo perfeito de como funcionava o dueto. Martin, bonitão e voz aveludada, compunha uma parceria perfeita com Lewis que, com seus trejeitos, era o Idiota (ele próprio chamava assim o personagem). Traz uma cena clássica, no estádio dos Yankees (contar seria estragar um prazer).

Ou vai ou racha, de 1956

Jerry Lewis de olhos vendados e arma apontada para sua cabeça

O filme marcou o fim da parceria entre Martin e Lewis. O cantor e galã não aceitou mais perder espaço para Lewis e seu tremendo ego. A separação provocou uma comoção popular, além de alimentar o interesse sobre como sobreviveria a carreira de cada um. Lewis anda faria alguns de seu filmes mais populares depois disso.

O terror das mulheres, de 1961

Ator morreu no domingo 20/8, em Las Vegas, aos 91 anos, de causas naturais, segundo familiares

Depois de ter o coração partido e querendo distância das mulheres, Herbert, interpretado pro Lewis, aceita o emprego de zelador em uma pensão sem saber que ali só vivem, justamente, mulheres. A situação dá origem a uma série de gags. Outro detalhe que chama a atenção no filme é o cenário, que lembra uma gigante casa de bonecas, na qual o espectador vê todos os quartos ao mesmo tempo.

O professor aloprado, de 1963

Ator morreu no domingo 20/8, em Las Vegas, aos 91 anos, de causas naturais, segundo familiares

Muitos dos fãs de Eddie Murphy talvez não saibam que "O Professor Aloprado", um de seus filmes de maior sucesso, não é fruto de algum roteirista genial, mas o resultado da refilmagem de uma comédia clássica. E genial mesmo era Jerry Lewis, que dirigiu e estrelou o filme original.

O rei da comédia, 1983

[FOTO7]

Após o fracasso de "Qual é o caminho do front?;, o público abandonou Lewis, que, apesar de continuar produzindo, permaneceu conhecido graças às reprises incessantes de seus filmes na televisão. A volta se deu nesse filme sério, de 1983, dirigido por Martin Scorsese, no qual ele interpreta um comediante famoso sequestrado por um aspirante a comediante (Robert De Niro) e uma fã (Diahnne Abbott).

Com informações da Agência Estado

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação