Diversão e Arte

Banda brasiliense Toro lança primeiro EP com seis faixas

'Toro' traz as canções Luz vermelha, Apneia e Miragem, anteriormente divulgadas no canal da banda

Beatriz Queiroz*
postado em 27/09/2017 13:55
A Toro foi formada em 2016
Depois de um ano de estrada e três singles autorais divulgados, a banda brasiliense Toro lança seu primeiro EP. O disco homônimo pode ser ouvido nas principais plataformas de streaming e contém seis faixas, entre eles Luz vermelha, Apneia e Miragem, que já estavam disponíveis online.

"Esse é o álbum de estreia da banda e nós trouxemos músicas que se completam e falam por si só, sem um conceito maior que as envolva", explica o guitarrista Francisco Vasconcelos, um dos fundadores.

As seis faixas de Toro foram produzidas pela própria banda e falam sobre sentimentos, como os altos de baixos da vida de músico retratados em Miragem. Além disso, trazem críticas ao conformismo e ao julgamento feito por aparências.
[VIDEO1]
A banda formada pelo vocalista Thuyan Santiago, o baterista Arnoldo Ravizzini e o baixista Alvinho Vasquez, além do guitarrista Francisco Vasconcelos, também enfrenta problemas com os espaços para a música autoral na cidade. Vasconcelos explica que os lugares que em que a banda costuma se apresentar não pagam cachê ou o valor é bem baixo.

"O legal seria ter um lugar dedicado só a bandas autorais e que nos ajude a pagar as contas, isso não existe na cidade. Os locais que abrem esse espaço geralmente também são voltados para covers e não cobram entrada, se não tem entrada não tem cachê."

Ele também ressalta que a Lei do silêncio "estrangula" o trabalho dos artistas. "A lei limita o trabalho, porque onde tocavam duas bandas por noite, agora só toca uma por conta do horário e da fiscalização. É preciso que exista uma regulação porque não pode ser totalmente bagunçado, mas também acho que é preciso ser mais adequado à realidade da cidade, com limites mais realistas", critica.
Francisco enfatiza que os moradores das cidades satélites são mais tolerantes com os eventos culturais. "As práticas são comuns nas cidades e eles interagem com isso, alguns até assistem o show da janela de casa."
[VIDEO2]

Novos projetos da Toro

Mesmo com o lançamento recente, a Toro já está trabalhando no próximo projeto. "Quando fechamos o EP nós continuamos compondo para fechar a playlist dos shows. Temos mais cinco composições autorais que vão integrar o nosso álbum, sendo que duas delas aparecem sempre nas apresentação", adianta Francisco Vasconcelos.

O grupo pretende divulgar o álbum até o fim do primeiro semestre de 2018. "Se tudo der certo", brinca o guitarrista que reconhece a possibilidade de obstáculos para o projeto. "Tudo que envolve bandas autorais em Brasília é feito na raça."
*Estagiária sob a supervisão de Vinicius Nader

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação