Diversão e Arte

Parece que foi ontem... Momento de nostalgia toma conta da cultura pop

O retorno de artistas que fizeram sucesso no passado e a criação de versões saudosistas de séries são alguns dos exemplos que demonstram a tendência

Adriana Izel
postado em 01/10/2017 07:20
Daniel Martins é aficionado por Xuxa desde a infância
;Aquele tempo é que era bom;. ;A saudade daquilo que nem vivi;. Essas são algumas das frases que podem definir o momento de nostalgia que tomou conta da cultura pop atual. Basta uma pequena pesquisa para perceber que artistas e temáticas que fizeram sucesso nos anos 1980, 1990, e até no início dos anos 2000, estão voltando com tudo. E isso tem explicação.

A profissional de relações públicas Júlia Nogueira Hernandez estudou essa tendência, que retorna de tempos em tempos, em seu trabalho de conclusão de curso, A nostalgia enquanto tendência de comportamento entre os jovens da geração Y, apresentado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. ;A geração Y, apesar de estar no início da vida, cresceu recebendo uma quantidade enorme de informações e imagens. Isto fez gerar a sensação de que de alguma maneira fizeram parte de diversos momentos anteriores ao seu nascimento. Além disso, compartilham com os mais velhos a sensação de que, no passado, as coisas eram mais confiáveis;, afirma.

Ela ainda completa: ;O retrô traz consigo um aspecto cool, pois vem com carga histórica e de autenticidade. Duas qualidades que são atraentes a esta geração que está em busca de sua própria identidade;. A pesquisa ainda leva em consideração a perspectiva sociológica que, pela nostalgia, permite ao ser humano reviver momentos da vida: como a ;mudança de identidade da infância para a puberdade, da adolescência à vida adulta, da solteirice à vida casada etc.;.

O produtor cultural Daniel Martins, 25 anos, é um desses jovens que adoram reviver a infância. Ele diz que, desde pequeno, se tornou fã da cantora e apresentadora Xuxa Meneghel. Martins acompanhou todos os passos da Rainha dos Baixinhos: os programas de televisão, os lançamentos musicais e os shows. Ele possui mais de 80 fitas VHS com gravações da Xuxa, além de LPs, discos e CDs da artista. ;Fui nas apresentações em Brasília em 2005, 2008 e 2009. Estive presente em todas as situações em que ela esteve na cidade, na inauguração da Casa X (casa de festas de Xuxa em Brasília) e no Congresso Nacional;, lembra.

Adultos nostálgicos


E, claro, Daniel Martins estará na nova turnê de Xuxa que passará por Brasília. A apresentação será dedicada ao público adulto: os nostálgicos do momento, que fizeram com que o evento tivesse que mudar para um lugar maior, devido à grande procura. Inicialmente, o XuChá, uma versão do Chá da Alice, ocorreria no Net Live, mas, devido ao sucesso antes mesmo de chegar à cidade, foi transferido para o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, onde será realizado em 14 de outubro, às 21h. ;Eu me considero nostálgico sim. Gosto dessa tendência desde que as coisas sejam feitas com cuidado e mantendo a identidade daquela época;, afirma.

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Nos últimos dias, o público da internet se agitou com uma notícia que veio para animar os saudosistas. A girlband brasileira Rouge, criada há 15 anos, durante o reality show musical da SBT Popstar, anunciou o retorno aos palcos com a formação original, composta por Karin Hill, Li Martins, Aline Wirley, Fantine Thó e Lu Andrade. A informação fez com que os fãs, que estavam há 12 anos órfãos do grupo, comemorassem. A primeira apresentação confirmada do quinteto será em 13 de outubro, no Rio de Janeiro, mas há uma expectativa de que outras cidades recebam shows da banda.

;Eu tinha 11 anos, senão me engano (quando comecei a acompanhar). Sempre gostei do Rouge. Eu e minha irmã torcíamos para a Luciana desde o início. Então fiquei bem empolgada quando foi anunciado o retorno com ela;, conta a analista de comunicação Fernanda Xavier, 26 anos. Ela lembra que, na infância, foi a um show do grupo quando morava em Luziânia e até hoje guarda os CDs da época de sucesso do Rouge.

O retorno da girlband ocorre em celebração aos 15 anos do grupo, que fez sucesso no início dos anos 2000, vendendo mais 6 milhões de cópias de discos e ganhando o título de girlband de maior sucesso no Brasil. Além disso, é uma tendência adotada por outras bandas do formato: Spice Girls fizeram um ;revival; nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012; o ;N Sync se reuniu no MTV Video Music Awards, em 2013; e os Backstreet Boys fizeram turnê há dois anos. ;Eu acho o máximo (essa coisa da nostalgia). Tem super a ver com o momento. Temos visto, por exemplo, os revivals de séries, como Gilmore girls e Will and Grace. Acho que, quando se é criança, você não tem chance de participar de muitas coisas, que pode quando se torna adulto;, afirma a analista.

A volta de boybands está tão em alta que é a temática do filme nacional Chocante, que estreia dia 5 nos cinemas. Com roteiro de Bruno Mazzeo, o longa-metragem mostra Téo (Mazzeo), Tim (Lucio Mauro Filho), Tony (Bruno Garcia) e Clay (Marcus Majella) decidindo retomar o grupo durante um encontro inesperado armado por uma fã dos anos 1990.

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Influência no audiovisual


O clima de nostalgia invadiu diversos aspectos da cultura pop, inclusive, o mundo da televisão. No ano passado, percebendo essa tendência, a Netflix lançou a série Stranger things, que, nada mais é, do que uma ode aos anos 1980, com referências a sucessos da época. Entre elas, estão Os Goonies, Aliens e Dungeons and dragons. Após a boa repercussão da primeira temporada, uma sequência estreia em 27 de outubro na plataforma, prometendo ainda mais momentos saudosistas aos anos 1980.

Cena da série Star trek: Discovery, que estreou em setembro na Netflix

O serviço de streaming tem investido pesado na nostalgia na hora de criar produções originais. Entre os principais lançamentos, a plataforma teve o revival de Gilmore girls, o spin-off de Fuller house e até a nova série da franquia clássica de Jornada nas estrelas, a novata Star Trek: Discovery, lançada em 25 de setembro. Mas não é só ele. O cinema também tem se aproveitado do clima ao reviver franquias de sucesso como Blader Runner e Star wars.

;Nostalgia não é exatamente uma estratégia de marketing. É uma tendência de comportamento observada na sociedade. Essa ferramenta é muito poderosa e sempre foi usada pelo marketing para se aproximar emocionalmente dos consumidores;, completa Berenice Ring, coordenadora do curso de Branding da FGV e autora do livro Tsunami: Porque as empresas que surfam esta onda gigante chegam à frente de seus concorrentes.

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