Diversão e Arte

Dupla Jorge & Mateus revela detalhes da concepção de 'Terra sem CEP'

O mais recente álbum dos cantores mantém a fórmula dos quase 13 anos de carreira

Adriana Izel
postado em 02/04/2018 07:30
Dupla Jorge & Mateus
A ascensão do sertanejo universitário está atrelada ao sucesso da dupla Jorge & Mateus. Com quase 13 anos de carreira, os artistas fazem parte dos nomes pioneiros na vertente que marcou um novo momento da música caipira no Brasil, com o sertanejo voltando a figurar no topo das paradas e se tornando o ritmo mais ouvido no país a partir dos anos 2000.

Os cantores estão entre as duplas que encabeçam os bons resultados no mercado fonográfico. E para isso, basta conferir os números do duo. Em 2015, por exemplo, durante a gravação do DVD comemorativo de 10 anos, realizada no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, eles reuniram um público de 80 mil pessoas, número recorde para uma apresentação musical no local.

Neste ano, no fim de semana de lançamento do novo disco de inéditas, Terra sem CEP, Jorge & Mateus conseguiram emplacar todas as 14 faixas no topo 100 das plataformas de streaming do Brasil. A canção Propaganda, primeira faixa de trabalho, ficou e continua entre as 10 mais ouvidas na Apple Music, no Spotify e no Deezer. ;Foi uma surpresa! Ficamos felizes demais por essa repercussão e só temos mesmo a agradecer a toda galera que nos acompanha por abraçar mais este trabalho. Esse resultado não é apenas nosso! É de todos eles!”, comemora Jorge, em entrevista ao Correio sobre o sucesso do lançamento.

[VIDEO1]

Lançar um disco e já conseguir transformar as 14 faixas em hits é um feito para poucos. Sobre o segredo do sucesso, eles dizem achar não existir, mas dão dicas. ;Não dá para fazer música pensando em hit. Ao longo desses quase 13 anos de trajetória, nossa intenção tem sido fazer músicas que passem uma mensagem positiva, mantendo um trabalho autêntico e que mostre a nossa essência. Essa é a nossa maneira de fazer música;, revela Mateus.

Terra sem CEP é o primeiro disco de inéditas desde Como.Sempre Feito.Nunca, de 2016. O material foi gravado em dezembro do no passado na Estância VillaMix, em Goiânia, e leva o nome de uma das faixas, que faz uma alusão a um local sem endereço, que é retratado também no visual do disco, que aposta em uma atmosfera rústica. A música é uma composição de Henrique Casttro, Bruno Mandioca, Montenegro e Elvis Elan. Apesar de dar nome ao trabalho, a primeira faixa lançada oficialmente foi Propaganda (Henrique Casttro, Os Parazim, Márcia Araújo e Diego Silveira), seguida de Menina maluquinha (Zeider Pires, Tato, Ivo Mozart, Manuca Almeida e Marcelo Mira), que ganharam clipes divulgados no YouTube.

Processo de produção


Com produção e arranjos de Neto Schaefer e Mateus, o disco é composto por 14 faixas, que têem como principal característica manter a fórmula dos trabalhos anteriores de Jorge & Mateus, mesclando faixas românticas com algumas mais agitadas, mas, em que o amor é sempre protagonista. Ser fiel às origens é um dos marcos da dupla, que evita seguir o que fazem artistas do gênero de apostar nas tendências atuais na hora de lançar um novo trabalho. E Mateus justifica: ;A cada novo álbum, procuramos manter nossa identidade, sendo fiéis ao público. Nossa fórmula, basicamente, é seguir uma linha romântica fazendo um repertório constante, mas variado;.

Foram dois anos até Jorge & Mateus apostarem em novas canções. A demora ; em relação ao processo de produção de outros artistas do sertanejo ; tem a ver com a exigência da dupla. ;Repertório pra gente é algo primordial, por isso, sempre temos muito critério na hora de produzir um novo projeto. Foram meses de audição, escolhendo músicas, pensando em arranjos e fazendo ensaios. Acreditamos que conseguimos passar a mensagem que queríamos;, explica Jorge.

Apesar de ter sido lançado no último dia 23, o disco Terra sem CEP já faz parte do repertório de shows da dupla. Aos poucos, algumas músicas aparecem nas apresentações, entre elas, estão as que já ganharam status de hit, como Olhares sinceros, Terra sem CEP, Propaganda e Menina maluquinha. ;Vamos trocando as faixas no repertório de acordo com os lançamentos e com o que sentimos que o público quer ouvir. Tentamos deixar o repertório diversificado, sem deixar de fora alguns dos sucessos que nos acompanham desde o começo da carreira;, completa Mateus.

Terra sem CEP
De Jorge & Mateus.
Som Livre, 14 faixas.
Disponível nas plataformas digitais.

Setlist de Terra sem CEP

Olhares sinceros
Anjo moderno
Propaganda
Trincadinho
Vale por dez
A mil por hora
Bobinha
Distante do perfeito
Amor turista
Menina maluquinha
Inesperado
Coração calejado
Três pontinhos
Terra sem CEP

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação