Diversão e Arte

Documentário feito por estudantes da UnB aborda assédio sexual no campus

'Nós por nós' será exibido no 2º Festival de Cinema do Paranoá, nesta quinta-feira (26/4)

Rebeca Borges*
postado em 25/04/2018 16:40
Cena do documentário 'Nós por nós', que será exibido na Mostra Competitiva Distrital e Cidades do Entorno, do 2º Festival de Cinema do Paranoá
Assédio sexual no ambiente universitário é a temática do documentário Nós por nós. Dirigido por Isabela Graton e Mariana Bitencourt, estudantes de jornalismo da Universidade de Brasília, a produção é composta por depoimentos de estudantes, professoras e profissionais da universidade sobre o tema.

O trabalho será exibido pela primeira vez fora do universo acadêmico, nesta quinta-feira (26/4), durante o 2; Festival de Cinema do Paranoá, que ocorre no Centro de Desenvolvimento e Cultura do Paranoá, o CEDEP. ;É legal levar o Nós por nós para fora da UnB, levar essa realidade para pessoas que não sabem o que acontece lá dentro. Causa reflexão em outros ambientes;, afirma Isabela Graton. No evento, o documentário Nós por nós concorre na Mostra Competitiva Distrital e Cidades do Entorno, que tem como prêmio principal uma quantia de R$ 3 mil, além de um troféu.

;O assédio é uma temática bem recorrente para a gente, principalmente depois do assassinato da Louise Ribeiro (estudante assassinada em um laboratório da universidade em 2016);, conta Isabela. Ela revela que o assunto faz parte do cotidiano das mulheres dentro da universidade e, por isso, foi inspiração para a criação do documentário. ;Ele nasceu de uma inquietação pessoal;, explica a estudante.

Em 11min35 de duração, Nós por nós conta com uma série de entrevistas e depoimentos de mulheres que têm a Universidade de Brasília como parte do cotidiano. Isabela e Mariana colheram declarações de estudantes sobre experiências pessoais vividas dentro da universidade. ;Conversamos com elas sobre como elas se sentem, se elas acham que a UnB combate o assédio;, explica Isabela. Além disso, o trabalho mostra diálogos com integrantes de coletivos feministas da universidade e entrevistas com representantes de órgãos que cuidam dessa temática dentro da UnB.
[VIDEO1]

Um dos objetivos do Nós por nós é mostrar que o assédio é recorrente dentro da Universidade de Brasília. ;Não tem muito material sobre assédios dentro das universidades. Percebi que o Nós por nós tem sido muito didático, porque mostra que existem formas de combater o problema;, conta Isabela.

Produção independente


Realizado de forma totalmente independente, o documentário começou a ser produzido em novembro de 2017. Além de Isabela e Mariana, outros dois amigos ajudaram nas gravações e na edição do projeto. ;Como jovens, somos pouco valorizados. É muito massa quando mulheres jovens conseguem ser atuantes sobre temas tão importantes;, explica Mariana Bitencourt, 21 anos.

A estudante explica que projetos independentes, como esse, costumam abordar temáticas que não são recorrentes entre trabalhos que têm apoio de empresas e organizações. ;Entre a galera que tem dinheiro, essa pauta não é debatida. A ideia de ser independente é justamente sair da caixinha e de padrões, de uma forma totalmente nossa;, acrescenta Mariana.

Nós por nós faz parte de um projeto das estudantes: o canal Ruídos que deve ser lançado em breve no YoutTube. A proposta é produzir diversos minidocumentários sobre temas sociais em Brasília. ;A gente quer dar voz para quem não está na mídia;, explica Isabela.

Serviço

Exibição do documentário Nós por nós

2; Festival de Cinema do Paranoá
Quinta-feira (26/4), às 19h30, no Centro de Desenvolvimento e Cultura do Paranoá - CEDEP (Q.9, Cj. D, Paranoá). Não recomendado para menores de 12 anos. Entrada franca.
*Estagiária sob supervisão de Adriana Izel

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação