Publicidade

Correio Braziliense

SBT e TV Record recebem notificações sobre falta de representação racial

Ministério Público do Trabalho (MPT) emitiu notificações recomendatórias as duas emissoras


postado em 08/06/2018 10:30 / atualizado em 08/06/2018 10:30

A emissora de Silvio Santos foi notificada pela falta de representação racial nas telenovelas(foto: Reprodução/Internet)
A emissora de Silvio Santos foi notificada pela falta de representação racial nas telenovelas (foto: Reprodução/Internet)

 

O Grupo de Trabalho de Raça do Ministério Público do Trabalho (MPT) emitiu duas notificações na última quarta (6/6) dirigidas as emissoras públicas SBT e TV Record. De acordo com o orgão, as notificações recomendatórias foram motivadas pela falta de representação da população negra nas telenovelas das respectivas emissoras de televisão.

 

"As emissoras exercem um importante papel na formação, na construção, na consolidação e na alteração desses estereótipois, por isso é muito relevante a participação ativa desses veículos na discussão sobre o racismo estrutural", argumentou Valdirene Assis, coordenadora nacional de Promoção da Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade).

 

Outro caso que também ficou conhecido publicamente, foi a recomendação feita à TV Globo no mês de maio. De acordo com a instituição, a telenovela Segundo Sol que está no ar no horário nobre da emissora é ambientada na Bahia e não tem uma representação racial igualitária. Devido a isso, o orgão recebeu várias denúncias sobre o caso, antes mesmo da novela estrear.

 

"Recebemos um número significativo de denúncias e, como já era uma de nossas ações previstas para este ano, e porque isso afronta o direito da população negra a ter sua devida representação, foi feita a recomendação", disse a coordenadora.

 

Ainda segundo o orgão, outras notificações serão feitas as outras emissoras públicas do país com o objetivo de aumentar a inclusão de pessoas negras no mercado de trabalho.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade