Diversão e Arte

Grupo Casuarina lança disco após saída de João Cavalcanti

Mesmo diante de uma variedade de estilos, prevalecem os inconfundíveis balanço e empolgação do Casuarina

Irlam Rocha Lima
postado em 11/07/2018 07:30
Mesmo diante de uma variedade de estilos, prevalecem os inconfundíveis balanço e empolgação do Casuarina

Quando, em novembro de 2017, João Cavalcanti deixou o Casuarina, o grupo, criado há 16 anos e com seis CDs e um DVD lançados, não tinha nenhuma dúvida de que daria continuidade a sua história. ;A saída do João se deu de forma tranquila. Temos orgulho de toda a nossa trajetória com ele, mas ficamos mais unidos, pois precisávamos criar algo novo e dar um frescor ao nosso som, para apresentar aos nossos fãs;, diz o vocalista e percussionista Gabriel Azevedo.

O resultado desse posicionamento é %2b 100, álbum que o Casuarina acaba de lançar, em parceria com a gravadora Biscoito Fino, no qual, de acordo com o bandolinista, violonista e vocalista João Fernando, manteve a linha que o conjunto vinha seguindo ao longo da carreira, ;flertando com os diversos sotaques e estilos que formam o grande gênero que é o samba;.

Em discos anteriores, havia o registro de composições autorais e regravações de clássicos. Desta vez, Gabriel, João Fernando, Daniel Montes (violão 7 cordas e arranjos) e Rafael Freire (cavaquinho e banjo e vocal) fizeram um disco totalmente de intérprete, dando voz a novas composições. ;Entramos em contato com os compositores que conhecíamos melhor e eles avisaram a outros. Assim foi se formando uma rede que acabou nos alimentando de muita coisa boa;, destaca Gabriel.

Mesmo diante de uma variedade de estilos, em função dos múltiplos autores gravados, prevalecem os inconfundíveis balanço e empolgação do Casuarina. Trago no meu pandeiro, de Rogê, Marcelinho Moreira e Fadico, abre o repertório, que traz na sequência Tempo bom na maré, composta pelo mestre do samba de roda da Bahia Roque Ferreira e pelo consagrado Ivo Lancellotti; Eta lelê, dos bambas Claudemir e Serginho Meriti; Um samba de saudade (Chico Alves e Toninho Geraes) e Herança de partideiro (Hamilton Fofão e Ivani Ramos).

No 100, há a participação de Martinho da Vila, Leci Brandão, Criolo e Geraldo Azevedo. ;Cada um dos convidados tem uma história diferente conosco. Martinho da Vila é referência para qualquer artista que toca ou canta samba. A faixa Tempo bom na maré tem tudo a ver com o estilo dele. Leci esteve com o grupo no DVD Cidade do samba e participou de alguns shows nossos. Embora mais ligado ao rap, Criolo já participou de um show com a gente e manda muito bem no samba. Já Geraldo Azevedo é voltado para as tradições nordestinas, mas mostrou categoria cantando Embira. Ficamos muito felizes com a participação dos quatro;, comemora João Fernando.

Mesmo diante de uma variedade de estilos, prevalecem os inconfundíveis balanço e empolgação do Casuarina

100
CD do grupo Casuarina, com 12 faixas. Lançamento da Biscoito Fino. Preço sugerido, R$ 24,90.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação