Nesta quarta-feira (20/3), foi protocolada a carta redigida pelos profissionais da cultura do Distrito Federal ao governador Ibaneis Rocha. O documento é consequência da plenária realizada na última segunda-feira no Teatro da Faculdade Dulcina de Moraes. Estiveram presentes mais de 700 trabalhadores da cultura.
Na carta, o setor cultural cobra do GDF a blindagem definitiva do FAC (Fundo de Apoio à Cultura), pagamentos de projetos aprovados em 2017 e 2018 pelo Fundo, reativação da Lei de Apoio à Cultura, retomada das atividades competentes à Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal e outros temas relacionados aos encaminhamentos do setor.
[SAIBAMAIS]Além dos trabalhadores, estavam presentes na reunião os deputados Fábio Félix (PSOL) e Cláudio Abrantes (PDT), que apresentaram na Câmara Legislativa do DF as questões apontadas pelos artistas. Fábio pontuou que as pesquisas indicam que investir em cultura é ótimo para o desenvolvimento socioeconômico, sendo que o setor gera empregos formais, em grande escala.
Já Cláudio Abrantes (PDT) declarou ser a favor da blindagem do Fundo de Apoio à Cultura e firmou compromisso com a cultura. ;Precisamos blindar o FAC, que é a principal ferramenta para impulsionar o setor. É impossível pensar em retirar recursos desse fundo;, afirmou.