O Cine Brasília acolhe nesta quinta (9/5) a Mostra Andrade Junior - Um dia de homenagem ao mito do cinema. O evento busca reverenciar a carreira do ator radicado em Brasília que faleceu no último sábado (4/5).
A programação é gratuita e se divide em duas sessões de filmes em que Andrade atuou. A primeira vai das 16h30 às 18h e exibe A louca história de Andrade Junior, Meu amigo Nietzsche, Balãozinho azul, Andrade na intimidade, Rosinha e Ratão.
Das 20h às 22h, a programação continua e reproduz Nada consta, Último ato, Velho, Defunto vivo e Vidas vazias e as horas mortas.
Carreira
No ano passado, o veterano ator comemorou 50 anos de carreira, trilhada nos palcos de teatro e no cinema. No currículo, Andrade Junior tem mais de 70 filmes. Em 2018, em entrevista ao Correio, ele falou, inclusive, em um número maior:contabilizava 100 produções já feitas. Entre os trabalhos mais recentes do ator está o filme A repartição do tempo, do diretor candango Santiago Dellape.
Ator autodidata, Andrade Junior ajudou a construir as artes cênicas do DF. No cinema encontrou um lugar de mestre, cultuado, sobretudo, pela novíssima geração de jovens aspirantes a cineastas. "Os jovens gostam mais de mim do que os mais velhos. Ainda bem. É bom. Mas eu era do teatro. Cinema começou há pouco tempo aqui em Brasília", contou o ator em entrevista ao Correio em 2010.