Diversão e Arte

"João mudou pra sempre a música do mundo", diz Gal Costa

O cantor e compositor morreu neste sábado (6/7), no Rio de Janeiro, aos 88 anos

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 06/07/2019 17:54
O cantor e compositor morreu neste sábado (6/7), no Rio de Janeiro, aos 88 anosA cantora Gal Costa lamentou a morte do cantor e compositor João Gilberto, de 88 anos, que morreu neste sábado (6/7), no Rio de Janeiro.

"João me ensinou tudo. Sou cantora por causa dele. Era dele o primeiro LP que eu tive na vida, "Chega de Saudade". Por causa de João, pelo amor que sentíamos por ele antes mesmo de conhecê-lo, foi que conheci e me aproximei de Caetano. E também de Gil. João mudou pra sempre a música do mundo. Ele ensinou delicadeza ao Brasil, trouxe a modernidade. É uma perda irreparável. Eu, pessoalmente, sentirei saudade do homem que teve uma influência decisiva no meu canto", disse.

Gal se apresenta neste sábado (6) em Brasília, às 21h30, no auditório master do Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

A morte de João Gilberto foi confirmada pelo filho do artista Marcelo Gilberto, que também é músico, em seu perfil na rede social Facebook.

O artista, conhecido por sua reclusão e perfeccionismo, cimentou as bases da Bossa Nova com os discos Chega de Saudade (1959), O Amor, o Sorriso e a Flor (1960) e João Gilberto (1961). Chega de Saudade, de autoria de Vinícius de Moraes e Tom Jobim, é uma das músicas mais famosas tocadas por João Gilberto. O álbum jazz e bossa nova Getz/Gilberto (1964), uma parceria com o saxofonista estadunidense Stan Getz, foi premiado com o Grammy. Ele também fez composições próprias, como Bim-Bom e Oba-la-la.

O músico deixa três filhos: João Marcelo, Bebel e Luisa. João Gilberto ficou conhecido por revolucionar a música brasileira, pela sua maneira de cantar e tocar violão.

[FOTO1415111]

Com informações da Agência Brasil.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação