Publicidade

Correio Braziliense

Estudo aponta que funk é o estilo brasileiro mais ouvido em outros países

O estilo superou ritmos como bossa nova, eletrônica e sertanejo


postado em 22/10/2019 20:50 / atualizado em 22/10/2019 20:49

Anitta é uma das MCs mais conhecidas internacionalmente (foto: MAURO PIMENTEL/CB/D.A Press)
Anitta é uma das MCs mais conhecidas internacionalmente (foto: MAURO PIMENTEL/CB/D.A Press)

 

Dominando o mercado musical brasileiro, o ritmo do funk tem ultrapassado fronteiras internacionais e se estabelecido em diversos países ao redor do mundo, tornando-se o gênero brasileiro mais ouvido em países estrangeiros. 

 

Um estudo realizado pelo DeltaFolha e divulgado pelo jornal Folha de São Paulo aponta que, das 200 músicas mais ouvidas no Spotify em 51 países, o gênero brasileiro conseguiu alcançar o sucesso internacional ao mesmo tempo em que é escutado no Brasil. 

 

 

 

Entre os nomes de MCs que tem canções ouvidas lá fora, Anitta é a mais bem sucedida. O hit Vai malandra, com Mc Zaac, Maejor, Tropkillaz e DJ Yuri Martins, está no Top 200 de 15 países, entre eles Suíça e Hungria, assim como Downtown, parceria com J Balvin, que faz sucesso em mais 44 países, incluindo os Estados Unidos. 

 

 

 

Além da carioca, o sucesso de MC Fioti com o hit Bum bum tan tan confirmam o estudo. A música, que tem uma flauta de Bach como base, alcançou mais de 1 bilhão de visualizações no Youtube, com a audiência exterior maior do que a do país natal. 

 

As lideranças de Deu onda, do MC G15, no Paraguai, e de Amor de verdade, do MC Kekel, em Portugal também são pontos a serem levados em consideração. Ambas composições foram produzidas pelo videomaker Kondzilla, um dos responsáveis pelo sucesso do ritmo.

 

 

 

Com um enorme alcance no Youtube, o canal incentiva composições mais limpas e sem palavrões, o que causa maior aceitação pelo público. Além disso, Kondzilla firmou um contrato de distribuição internacional com a Universal. 

 

O nome do paulista Kevinho é outro que aparece no Top 200 internaconal. Olha a explosão está presente na lista de 28 países da América do Sul, proporcionando ao jovem que cantasse a música toda em português enquanto era acompanhado sem dificuldade pelos fãs no Lollapalooza Chile.  

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade