Diversão e Arte

Produções brasileiras vivem momento de destaque na tevê e no streaming

As histórias abordam temas como Amazônia, educação, tráfico de drogas e o mundo do crime

Geovana Melo*
postado em 05/11/2019 06:19

[FOTO1]

Consolidados por boas performances de audiência e de repercussão nas redes sociais, as novas séries brasileiras têm crescente projeção nas plataformas de streamings. Com produções que abordam cada vez mais a realidade nacional, é acrescida uma pitada de dramaturgia para chegar à receita ideal: o resultado capta cada vez mais a atenção dos espectadores.

[SAIBAMAIS]O período é promissor para alavancar novos conteúdos, e alguns, como Irmandade, Sintonia, Aruanas, Segunda chamada, Pico da neblina, Irmãos Freitas, A vida secreta dos casais e Santos Dumont, já entraram para a lista dos queridinhos. Na teia de produções audiovisuais deste ano, os seriados nacionais conquistaram espaço representativo e ajudaram a fortalecer o mercado brasileiro. Confira quais são as novas séries que ganharam o público ou estão chegando ao cenário com um futuro promissor.

Irmandade

Lançada no dia 25 de outubro, Irmandade, a nova produção original da Netflix, é dirigida por Pedro Morelli e conta a história de Cristina (Naruna Costa), uma advogada honesta que descobre, após 20 anos sem contato com Edson (Seu Jorge), que o irmão está preso e comanda uma facção criminosa em ascensão intitulada Irmandade. ;O projeto nasceu quando a Netflix chegou à O2 com alguns temas que eles gostariam de abordar, entre eles estavam as facções criminosas. Eu me interessei muito e peguei isso para mim. A Andreia Barata foi uma grande parceira me colocando nesse projeto;, conta o diretor Pedro Morelli. Ambientada em São Paulo dos anos 1990, a série acompanha a profissional, que acaba forçada pela polícia a se infiltrar na facção e a trabalhar contra o irmão.

Sintonia

No ar desde o início do segundo semestre, Sintonia também é uma série original da Netflix. Dirigida por Kondzilla e Johny Araújo, o drama tem a periferia paulista como cenário. É na fictícia favela Vila Áurea que moram três amigos de infância: Doni (Jottapê), Nando (Christian Malheiros) e Rita (Bruna Mascarenhas). Se a infância foi compartilhada, os jovens escolhem caminhos totalmente diferentes depois que crescem. Rita mora sozinha e se vira para sobreviver. Trabalha como ambulante nos trens e metrôs de São Paulo, e é ;expert; em fugir dos fiscais, visto que não tem licença para vender as mercadorias. Ao passar por uma situação embaraçosa, a garota encontra Jesus e segue a vida em busca da fé. Doni sonha em ser um funkeiro famoso. Filho de um casal de evangélicos, o jovem divide a vida entre a escola, o funk e o trabalho na mercearia do pai.

Aruanas

Estrelada por Débora Falabella, Taís Araújo, Tainá Duarte e Leandra Leal, Aruanas, nova série original do Globoplay, traz a questão ambiental com ênfase na Amazônia como tema. Dirigida por Carlos Manga Jr. e escrita por Estela Renner e Marcos Nisti, a temporada completa está disponível na plataforma Globoplay. As amigas Natalie (Débora Falabella), Luiza (Leandra Leal) e Verônica (Taís Araujo) fundaram a ONG Aruana, referência mundial em ambientalismo investigativo. Com uma estagiária na equipe, Clara (Thainá Duarte), as quatro vão em busca de conseguir provas para denunciar a mineradora KM. A suspeita é de que a empresa é responsável pelo aumento de doenças neurológicas em uma cidade nos arredores da floresta amazônica.

Segunda chamada

Segunda chamada recém-estreou na televisão aberta e é uma produção original da Globo que aborda a realidade do ensino público brasileiro e a rotina dos professores da rede pública na Escola Estadual Carolina Maria de Jesus. Cada episódio é baseado em acontecimentos reais. Na escola, cinco professores fazem de tudo para transformar a vida dos alunos. Divididos entre o trabalho, a família e o colégio, os estudantes encaram uma tripla jornada para buscarem uma nova oportunidade na vida. A luta contra o cansaço após um longo dia de trabalho, a infraestrutura precária da instituição e um amplo leque de estudantes, de 17 a 70 anos, com os mais variados perfis e histórias, compõem a narrativa.

Aruranas

Pico da Neblina

Fugindo do clichê, Pico da Neblina, série da HBO, tem como temática as drogas e o tráfico com uma nova perspectiva. Biriba (Luis Navarro) é morador da periferia paulista e encontra no tráfico de maconha a renda para sustentar a mãe, a irmã e as sobrinhas. O diferencial no negócio de Biriba são as diversas formas da cannabis que ele oferece aos clientes, formando uma clientela assídua. No entanto, quando um projeto que legaliza a maconha no Brasil é aprovado para uso recreativo e medicinal, Vini (Daniel Furlan), um dos clientes de Biriba, propõe uma sociedade com o traficante para que, juntos, eles possam comercializar a droga legalmente.

A vida secreta dos casais

Desde o último dia 13, a HBO exibe a segunda temporada de A vida secreta dos casais. Lançada no ano passado, a série debate temas atuais por meio da história de diferentes casais e a partir da narrativa da sexóloga e terapeuta Sofia (Bruna Lombardi). ;Quando você trabalha com uma série desse tamanho, uma produção grandiosa e com grandes temas, é preciso ter um olhar abrangente. A gente procura desenvolver todas as sementes plantadas na primeira temporada para que frutifiquem na segunda;, avalia Bruna.

Irmãos Freitas

Desde 20 de outubro, o canal Space lança a série Irmãos Freitas. Criada por Sérgio Machado e Walter Salles, a produção conta a história de Acelino ;Popó; Freitas e seu irmão, Luís Cláudio, dois boxeadores que deixaram a periferia de Salvador para brilhar nos ringues. Os atores Daniel Rocha e Rômulo Braga são os responsáveis por dar vida à narrativa. Gravado com qualidade de cinema, o seriado é mais uma atração nacional que ganha espaço na televisão fechada brasileira. ;A gente conseguiu ter uma linguagem especial mesmo, com um nível de qualidade de cinema.;, comenta Daniel Rocha.

Santos Dumont

A vida do inventor brasileiro, considerado ;pai da aviação;, é tema da minissérie Santos Dumont, que estreia em 10 de novembro na HBO e no serviço de streaming HBO GO. A trama é composta por seis episódios e traz João Pedro Zappa como protagonista. Conhecido e aclamado como o primeiro homem a voar em um avião, o aviador é o protagonista da narrativa, que se desdobra entre a França e o Brasil dos séculos 19 e 20. Além dos grandes feitos de Dumont, a produção narra a trajetória do personagem desde a infância nos cafezais em Minas Gerais até os bailes, salões e aeroclubes de Paris.

* Estagiária sob a supervisão de Severino Francisco

* Colaborou Adriana Izel

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação