Diversão e Arte

Áurea Martins e Cristóvão Bastos se apresentam no Feitiço Mineiro

Da mesma geração, a dupla faz show com clássicos da MPB

Irlam Rocha Lima
postado em 07/12/2019 06:30
[FOTO1]A cantora Áurea Martins e o pianista, compositor e arranjador Cristovão Bastos são artistas da mesma geração. Logo no começo da carreira, na década de 1970, estiveram lado a lado em palcos de casas noturnas da Zona Sul do Rio de Janeiro. Recentemente, eles voltaram a se encontrar para uma série de shows no Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba. Em janeiro, entram em estúdio para a gravação de um disco.

Os dois estão de volta a Brasília e neste sábado (07/12), às 22h, se apresentam no Feitiço Mineiro, mostrando um repertório que inclui clássicos da MPB como Molambo (Jayme Florence e Augusto Mesquita), Pra machucar meu coração (Ary Barroso), Doce de coco (Jacob do Bandolim e Hermínio Bello de Carvalho) Sem você (Tom Jobim e Vinicius de Moraes), Ilusão à tôa (Johnny Alf) e canções consagradas compostas por Cristovão com Chico Buarque (Todo sentimento) e Aldir Blanc (Resposta ao tempo).

Foi em 1969, ao vencer o programa A Grande chance, apresentado por Flávio Cavalcante, na TV Tupi ; a final ocorreu no Theatro Municipal do Rio de Janeiro ; que o Brasil tomou conhecimento de Áurea Martins. Contratada pela emissora dos Diários Associados, a cantora passou a exibir o talento como crooner de orquestra no circuito noturno carioca. Em 1990, iniciou carreira solo e passou a brilhar ainda mais, com seu belo timbre e afinação impecável. Com o CD Até sangrar, conquistou o Prêmio da Música Brasileira em 2009.

Nos últimos tempos, Áurea tem feito apresentações em Brasília. As mais recentes foram na Caixa Cultural, quando foi a grande homenageada num festival de jazz. Depois, retornou como uma das convidadas do Festival de Cultura Negra, realizado na área externa do Museu Nacional da República, na Esplanada dos Ministérios.

;Vejo com grande satisfação o rencontro com Cristovão Bastos, um dos maiores nomes da MPB, como pianista, compositor e arranjador. A amizade e a parceria que surgiu quando nos apresentávamos na noite reacendeu agora com essa série de shows, que nos trouxe a Brasília, para show no Feitiço Mineiro;, celebra a cantora.

Resposta ao tempo

Considerado um dos maiores arranjadores do país e sofisticado pianista, Cristovão viu seu trabalho como compositor ganhar popularidade, após as parcerias com Chico Buarque na canção Todo sentimento, gravada no álbum Francisco, de 1987; e Aldir Blanc, com quem fez Resposta ao tempo, gravada por Nana Caymmi, que se tornou tema da série televisiva Hilda Furacão, de 1998.

Inicialmente acordeonista, Cristovão começou a carreira artística como músico de baile, ainda nos anos 1960. Em seguida, já como pianista, passou a tocar em boates que marcaram época na noite do Rio, entre elas La Comparcita e Flag, onde conheceu Paulinho da Viola. ;À época, trabalhei bastante com Severino Filho, líder do grupo Os Cariocas, criando arranjos e participando de gravações. Elza Soares, Nana Caymmi, Miúcha e Chico Buarque foram outros artistas com quem dividi estúdio;, lembra.

Paulo César Pinheiro e Abel Silva são outros parceiros famosos de Cristovão. ;Todo sentimento, minha primeira parceria com o Chico, teve como intermediária a Miúcha. Mostrei a melodia para ela, que a fez chegar até o irmão. Uma semana depois, ele colocou letra. Há dois anos, pelo mesmo processo, o Chico tomou conhecimento de Tua cantiga. O nome da canção foi dada por ele;, conta. ;Com o Aldir Blanc, além de Resposta ao tempo, fiz Suave veneno, para a trilha de novela homônima;, acrescenta.



Áurea Martins e Cristovão Bastos



Show da cantora e do pianista e compositor neste sábado (07/12), às 22h, no Feitiço Mineiro (306 Norte). Couvert artístico: R$ 40. Não recomendado para menores de 18 anos. Informações: 3272-3032

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação