Diversão e Arte

Drag queen Gloria Groove lança álbum visual, 'Alegoria'

Ao Correio, a artista falou sobre o material repleto de simbologias relacionadas à palavra que dá nome ao EP

Geovana Melo*
postado em 22/12/2019 06:10
No novo EP, a drag queen buscou destrinchar os significados da palavra alegoria nas quatro faixas que ganharam videoclipes

Um design de fundo preto com a palavra ;alegoria; escrita em branco com letras maiúsculas. Essa foi a representação escolhida para estampar a capa do novo EP da cantora Gloria Groove, Alegoria. A escolha simboliza um conjunto de metáforas que abstraem ideias muito exatas da compositora, que combinam com o tom do novo trabalho, perpassado de enigmas, sentimentos e verdades. O material chegou às plataformas quase três anos após o primeiro e último disco, O proceder.

;A história do nome foi a seguinte: eu tinha todas essas faixas incríveis, mas foquei em muitas outras coisas, como os singles, os clipes que lancei desde o meu primeiro disco e comecei a compor para outros artistas. Quando pegamos essas quatro músicas e juntamos, fui atrás de estudar o que elas tinham em comum. E percebi que cada uma delas era uma metáfora. Contei com ajuda do Google e descobri que um conjunto de metáforas é uma alegoria;, conta Gloria Groove em entrevista ao Correio. ;E essa palavra vai além do carnaval, que é a ideia que a gente tem. Os vários significados de alegoria são muito fortes e todos me interessaram. Sem contar que essa palavra amarrava tudo, até por que eu mesma sou uma alegoria;, completa.

Com o EP, a artista escolheu um assunto que fala com propriedade para se inspirar: a própria vida. Gloria Groove transmite, pela música, as vivências divididas entre a militância, o ;pink money; (termo usado para caracterizar a comercialização de produtos para o público LGBTQ%2b), o amor e o universo LGBTQIAP . ;Eu abordo o que vivo como comunidade e indivíduo. Antes de virar drag, fui uma criança viada e tive todas essas vivências que me trouxeram até aqui. Identifico-me com aquela frase da Nina Simone: ;A responsabilidade do artista é refletir o seu tempo e falar;. Eu não tenho medo de nada, tudo pra mim é resistência. Sou drag queen, então, não tem como eu ter receio;, pontua a cantora.

Videoclipes


Alegoria conta com quatro faixas: Magenta ca$h, Sedanapo, Mil grau e A caminhada. A produção foi pensada como um disco visual. Assim, todas as músicas ganharão videoclipes, que se conectam entre si. ;O ritmo de consumo da música está mudando, e trazer quatro faixas de uma vez é muita informação, é informação à beça;, afirma a drag.

;Cada uma das faixas tem seu espacinho muito específico na minha vida. Eu acho que Mil grau é uma joia preciosa, que Magenta ca$h fala sobre um assunto muito importante que eu sempre quis tratar. Sedanapo é sobre poder falar de amor e afeto. A caminhada é a ostentação, mostra a ascensão e a progressão da Gloria. Cada uma representa uma coisa muito real da minha vida e isso é muito legal, ter essa mistura de experiências, mas que se conectam;, destaca Gloria Groove.

A drag lançou, aos poucos, videoclipes das quatro faixas que integram o EP. ;Era um sonho lançar um EP visual, porque tenho muitas referências. É uma realidade muito nova no Brasil. Não é uma coisa que a gente tem costume de consumir, e o pop nacional está mudando esse cenário, está consumindo aos poucos. É dar um tiro no escuro, e assumi isso, porque confio no meu público;, comenta.

O primeiro registro a chegar às plataformas foi o clipe de Mil grau. Com uma temática mística e protagonizado pela cantora, a locação da gravação foi uma caverna e mostra Gloria representando o fogo e a metamorfose. ;Mil grau é mais rústico, porque quem escreveu foi o João Monteiro (músico cearense) e a gente partiu do princípio que eu queria ir para natureza, contar a história de uma rainha, do elemento fogo que representa toda a animação e agito nesse clipe. O vídeo veio pelo conceito de ser uma coisa mais cinematográfica e forte para uma música animada, sem muita carga;, conta a artista.

Neste trabalho, as parcerias ficaram restritas à rapper Monna Brutal, na faixa Magenta ca$h. ;Eu conheci a Monna Brutal e surtei de um jeito que você não faz ideia. Fui ao Instagram elogiar e falar que ela é sensacional. A Monna é a materialização do meu eu mais revoltada. Pensei em muitos nomes, mas quando a conheci, eu falei: ;Finalmente achei a pessoa certa;. E colocá-la na luz e no flash é a nossa responsabilidade como drag, é uma reparação;, completa.

A persona


Por trás de toda a maquiagem, o figurino e a personagem, está Daniel Garcia, que dá vida à Gloria Groove. Antes de ganhar o público como drag queen, o rapper, cantor, compositor, dublador e ator se viu no mundo artístico pela participação da nova formação do Balão Mágico no início dos anos 2000, nas apresentações no Jovens talentos do Programa Raul Gil, no elenco da novela Bicho do mato e nas dublagens interpretando os personagens Alladin, Rico Suave, Mikey Kudo, entre outros.

No pop, Daniel também se destaca, mesmo longe da personagem da renomada drag queen. O jovem compõe letras não só para a sua versão drag como para outros artistas do gênero. ;Isso para mim é uma realização como compositor, como o Daniel e não a Gloria. E estar ajudando outros artistas com essas composições também é muito legal. É um exercício de me ver por outro artista. É um sonho;, afirma.

Entre as composições mais famosas de Daniel está a mais recente faixa de IZA, Evapora, gravada com Major Lazer e Ciara. ;Esse rolê de compor um som para outros cantores como a IZA, que é tão minha irmã e tinha mencionado a possibilidade da Ciara cantar com ela, fiquei pirada. A Ciara ainda cantou a parte em português também. Elas quis cantar a parte que escrevi. Isso, para mim, foi uma realização. Tenho muito orgulho, porque querendo ou não é uma porta para pensar em uma coisa lá fora. Mas quero surpreender e abalar quando for pensar em algo internacional;, afirma.


Capa do disco Alegoria, de Gloria Groove

Alegoria

De Gloria Groove. SB Music, 4 faixas. Disponível nas plataformas digitais.


Arte da resistência

Conheça outras cantoras drag queens que resistem no cenário pop nacional e são promessas da música brasileira


  • Potyguara Bardo

Nascida no Rio Grande do Norte, a cantora Potyguara Bardo investe no mundo da música há três anos. Em 2018, a drag lançou o álbum Simulacre e vem colhendo os frutos desse trabalho com os hits Oasis e Você não existe. Conhecida por apostar em figurinos fantasiosos e místicos, fazendo analogias a elfos e fadas, a cantora é uma promessa no cenário musical.


  • Pikineia
Conhecida no Distrito Federal, a cantora Pikineia agita as festas LGBTQ brasilienses. A artista conta com quase 250 mil visualizações em sete músicas lançadas no YouTube. É dona dos hits Movimenta e senta, Rainha da colmeia e Nectar bom.


  • Kika Boom
Sucesso do carnaval deste ano, a cantora e compositora Kika Boom é uma das drags que contribuem para o mundo pop, tanto nas performances quanto nas produções. A artista produziu para Pabllo Vittar, Lia Clark e Wanessa Camargo. A faixa Loka de pinga, uma parceria com Danny Bond, esteve nos virais do Spotify e no Top 50 das canções mais ouvidas do streaming.


  • Mia Badgyal
Mia Badgyal é dona dos sucessos Amor fajuto e Bye bye. Influenciada pela PC music (nova vertente da música eletrônica) e pelo tecnobrega, a artista lançou neste ano o disco Mia, o primeiro álbum da carreira. O single de estreia, Na batida, já ultrapassa 300 mil audições.

*Estagiária sob supervisão de Adriana Izel

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação