Diversão e Arte

Liberdade e verso livre: Rincon Sapiência lança nova música

Em entrevista, Rincon Sapiência fala sobre novo clipe e mudanças na carreira

Pedro Ibarra*
postado em 28/12/2019 15:01 / atualizado em 02/10/2020 11:37
Rapper lança clipe que virou tradição de fim de ano
Forma de libertação. É assim que Rincon Sapiência entende a música que toca e que o toca. O rapper contou, em entrevista ao Correio, que todo ano lança canções com batida rap e sem refrão, chamadas versos livres, pois é uma forma de refletir sobre tudo que já passou. “Os negros escondiam ouro no cabelo para conseguir depois comprar a alforria, então, quando digo que estou portando ouro, não é uma ostentação e sim uma emancipação”, falou Rincon. Também conhecido como Manicongo, o cantor lançou, no dia 26 de dezembro, o clipe da música Primeiro volante.

Primeiro volante é um verso livre e fecha o segundo trabalho de estúdio do cantor, Mundo Manicongo: Dramas, danças e afroreps, lançado em novembro de 2019. “O álbum segue essa ideia de mundo com a variedade presente, um pouco de cada coisa, mas com a unidade de todas essas representações que fazem parte do mesmo todo”, pontua Rincon. "Os dramas fazem parte do dia-a-dia da quebrada, com o trabalho, as horas de transporte público e os problemas da periferia, mas fiz essas músicas para libertar essas pessoas que lutam todo dia”.

Video 1 :

Seguindo uma tradição que vem desde 2014, com a canção Linhas de soco, o rapper lançou o clipe do verso livre no dia 26 de dezembro como presente de Natal para seus fãs. “No ano seguinte, de forma não premeditada, lancei outro verso livre. A partir daí, comecei a lançar anualmente, mas agora de forma premeditada”, afirma o rapper.

“As referências que coloco na música são um pouco do que vivi no ano, uso o verso livre como uma retrospectiva do ano que passou”, diz o cantor. “Inclusive, escolho a época do fim do ano para compor, para que eu possa fazer realmente um apanhado que vai desde de piadas a política.”


A liberdade como tema central das ideias de Rincon Sapiência é recorrente. O primeiro álbum do cantor, Galanga Livre, conta a história do escravo também conhecido como Chico Rei, monarca do Congo que, após ser tirado de sua terra Natal, veio trabalhar forçadamente no Brasil. Galanga, como era seu verdadeiro nome, conseguiu a alforria e ajudou outros escravos a se libertarem das minas nas quais trabalhavam. Assim,  tornou-se um homem influente sendo até chamado e coroado como monarca de Ouro Preto. 

Carreira

O rapper Rincon Sapiência é um talento da atual cena do hip-hop brasileiro. Apesar de ter sido reconhecido em 2017 com seu disco de estreia, o músico já tem trabalhos lançados há mais de cinco anos. 

Negro, nascido e criado na periferia, Rincon escolheu seu bairro, Cohab 1 na Zona Leste de São Paulo, como cenário do novo vídeo. O cantor cresceu muito nos últimos anos e acabou ficando famoso, mas ainda lembra bem de seu passado. “Pra mim, ainda é muito fresco quando eu ia trabalhar e não tinha um público pra me assistir”, diz. Hoje, ele se apresenta nos grandes palcos do Brasil e passou por festivais como Lollapalooza e Rock in Rio. 

No entanto, as novidades não são apenas musicais. Esse álbum é o primeiro lançado pelo selo independente MGoma, criado e dirigido por Rincon. O músico sempre produziu as próprias músicas em casa, mas, pela primeira vez, lançou um álbum inteiro com selo próprio. O rapper tem interesse em trabalhar para produzir novos conteúdos, inclusive  o de artistas que admira, como MGoma. Será uma forma de espalhar a liberdade que tanto preza.

Video 2 :

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação