Diversão e Arte

Björk cria música que se adapta a condições climáticas

Com ajuda de uma inteligência artificial da Microsoft, a cantora fez uma música ininterrupta que acompanha o sol e as mudanças no clima

Correio Braziliense
postado em 24/01/2020 14:27
A cantora usou sons que captou e composições próprias no acervo da IA
 
Do pop ao conceitual, a cantora Björk juntou 17 anos de composições e músicas para fazer algo novo. A cantora islandesa, com ajuda da inteligência artificial da Microsoft, criou uma música ininterrupta que muda de acordo com as condições climáticas do dia. O projeto leva o nome Kórasafn (que, em português, significa "Coleção de coro").

Björk é conhecida por misturar tecnologia e música, já tendo feito trabalho com realidade virtual anteriormente também, como o projeto Björk digital em cartaz até 9 de fevereiro em Brasília no CCBB.

No atual trabalho, ela instalou uma câmera no telhado do hotel Sister City, em Nova York, para captar como o clima modifica com o passar do dia. Assim, a música tem variações relacionadas ao nascer e ao pôr do sol, chegada de nuvens, além de condições como chuva e neve. 

A inteligência artificial é responsável por organizar a relação dos sons e o clima. O projeto serve também para Microsoft, que já tinha interesse em treinar a tecnologia dela para reconhecer tipos de nuvens, pássaros e variações climáticas diversas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags