Publicidade

Correio Braziliense

Björk cria música que se adapta a condições climáticas

Com ajuda de uma inteligência artificial da Microsoft, a cantora fez uma música ininterrupta que acompanha o sol e as mudanças no clima


postado em 24/01/2020 14:27 / atualizado em 24/01/2020 14:27

A cantora usou sons que captou e composições próprias no acervo da IA(foto: Universal Music/Divulgação)
A cantora usou sons que captou e composições próprias no acervo da IA (foto: Universal Music/Divulgação)

 
Do pop ao conceitual, a cantora Björk juntou 17 anos de composições e músicas para fazer algo novo. A cantora islandesa, com ajuda da inteligência artificial da Microsoft, criou uma música ininterrupta que muda de acordo com as condições climáticas do dia. O projeto leva o nome Kórasafn (que, em português, significa "Coleção de coro").

Björk é conhecida por misturar tecnologia e música, já tendo feito trabalho com realidade virtual anteriormente também, como o projeto Björk digital em cartaz até 9 de fevereiro em Brasília no CCBB.

No atual trabalho, ela instalou uma câmera no telhado do hotel Sister City, em Nova York, para captar como o clima modifica com o passar do dia. Assim, a música tem variações relacionadas ao nascer e ao pôr do sol, chegada de nuvens, além de condições como chuva e neve. 

A inteligência artificial é responsável por organizar a relação dos sons e o clima. O projeto serve também para Microsoft, que já tinha interesse em treinar a tecnologia dela para reconhecer tipos de nuvens, pássaros e variações climáticas diversas.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade