Diversão e Arte

Conheça o rave funk, tendência que une o eletrônico ao funk

A batida da música eletrônica invadiu de vez o funk e o Correio conversou com um dos principais expoentes e criadores do estilo rave funk: DJ GBR

Correio Braziliense
postado em 28/01/2020 07:22

DJ GBR: o público é surpreendido por uma batida de funk metalizada

 

Mais do que uma influência, a música eletrônica se misturou de vez ao funk. Depois do sucesso da batida em 150BPM, divulgada por nomes como Kevin O Chris e , chegou a vez do rave funk ou funk rave. Um som completamente diferente e agressivo, que começa, normalmente, com um hit de eletrônico e, na hora da virada, o público é surpreendido por uma batida de funk metalizada.

 

Entre os principais expoentes do estilo, se declarando inclusive como criador da tendência, está o jovem de 18 anos, completados hoje, Gabriel Henrique Nogueira Goulart Costa, conhecido como DJ GBR. O funkeiro esteve, pela primeira vez, em Brasília no último domingo para participar do Festival Viva.

 

Uma publicação compartilhada por (@djgbroficial) em

 

 

Nascido em São José dos Campos, interior de São Paulo, o DJ GBR iniciou a carreira aos 11 anos vendo vídeos de funk na internet. “O rave funk é um novo estilo do funk, criado por mim, que envolve a mistura de música eletrônica com funk. A música eletrônica acrescenta uma certa agressividade. Ela conta com um bass mais forte. Achei interessante e misturei para ver no que dava”, conta em entrevista ao Correio.

 

Autor de músicas como Rave da putaria e Rave Automotiva, além do Projeto rave dos fluxos, o jovem conta que, desde pequeno, escuta muito funk. “Meu irmão colocava e a gente escutava o dia todo. Quando quis me tornar DJ, a única coisa que eu tocava era funk”, acrescenta. Hoje, o DJ GBR soma 97 mil seguidores no Instagram e está com a agenda cheia de shows em diferentes cidades brasileiras.

 

Entre as inspirações para criar, ele destaca o veterano Dennis DJ. “Do lado do funk, tem ainda o DJ Perera e o DJ Jorgin. Do lado eletrônico, as principais referências são KVSH, Vintage e Illusionize”, completa. Fora do trabalho, Gabriel tenta fugir um pouco da rotina e confessa que ouve bastante trap. Para o futuro, o funkeiro quer ampliar os horizontes do estilo criado por ele e fazer parcerias com os ídolos - Dennis Dj e KVSH -, MC Hariel e WC no Beat.

 

Geração millenium

 

Com projeção nacional e internacional, o funk completou, no ano passado, 30 anos. Contudo, nunca deixou de lado a essência. “O funk é um estilo predominante em praticamente todas as quebradas do Brasil. Além disso, é um gênero musical eletrônico, o que significa que com um simples computador os jovens conseguem desenvolver suas próprias produções caseiras. Por ser popular e acessível, é também um estilo sempre cheio de novidades, com inovações estéticas na batida, nos vocais e nas misturas regionais. Atualmente, há dezenas de estilos de funk, cada um se caracteriza principalmente pela batida, como o icônico tamborzão dos anos 90 ou o beatbox dos anos 2000. O rave funk é a criação dos funkeiros nascidos neste milênio, numa época de grande popularidade da EDM (Eletronic Dance Music), que tem DJs como David Guetta e Alok tão famosos quanto estrelas pop. Lembro de ficar hipnotizado ao ouvir DJ TH com MC 7 Belo pela primeira vez, apenas dois anos atrás, e hoje em dia aquela batida robótica é a que mais se ouve nas festas”, explica Lucas Reginato, autor do livro Funk: A batida eletrônica dos bailes cariocas que conquistou o Brasil em parceria com Júlia Bezerra.

 

A mistura da música eletrônica com as batidas de funk também é uma aposta do MC Hollywood, que lançou Tipo rave balança o popo, em 2018, e Rave que fala, em 2019, em parceria com Kevinho. Outro nome de destaque na cena é o DJ Tezinho, que produziu junto com o DJ GBR o Projeto rave dos fluxos. No Nordeste, a tendência da alegria e criatividade parece ter contaminado também o brega-funk. Enlouqueço, do MC Tocha, e Pode balançar, do MC Troia, incluem batidas eletrônicas.

 

Para Reginato, no entanto, é natural que, como tendência, o rave funk dê espaço a outras vertentes com o passar do tempo. “Como é feito para dançar, o funk tem compromisso com o momento, com o instante fugaz de despreocupação. É normal que cada geração se identifique com um estilo diferente, que queira desenvolver o próprio jeito de fazer música e de dançar, e até mesmo rejeite o que está consolidado, como um traço de rebeldia adolescente. A molecada hoje não quer ir para o “baile”, quer ir para a “rave”. Mas daqui 10 anos “rave” talvez seja uma palavra tão démodé como é “baile” hoje em dia.

 

 

Três perguntas // Lucas Reginato, escritor

 

Acredita que o rave funk é uma volta ao início do gênero, quando da influência das vertentes da música eletrônica?

 

Acho que mais do que uma volta, é um avanço. É um passo adiante no desenvolvimento do estilo. O funk nasceu de forma muito rústica, eram batidas de hip hop norte-americano reproduzidas para que os MCs cantassem em cima, e com o tempo várias tendências tomaram o movimento de assalto, como, por exemplo, recentemente, o funk 150 bpm do DJ Rennan da Penha. Essas inovações estéticas estão sempre relacionadas à realidade dos jovens que estão fazendo a coisa diferente, e, por isso, sempre refletem o período histórico em que são produzidas.

 

Qual o papel e a relevância das festas da periferia na construção das vertentes do funk?

 

As festas são centrais para esse movimento, desde a origem. Antes de haver funk carioca, já havia baile funk, e deu o nome do estilo, porque eram embaladas com as músicas do funk norte-americano, de James Brown e afins. Funk é música de festa, feita para dançar, e quem reivindica dele uma postura politicamente explícita ou letras mais sofisticadas não entendeu para que ele serve. É entretenimento popular, e a configuração dessas festas hoje em dia tem muito a ver com as festas dos anos 1980 ou 1990. O que evoluiu foi o gênero musical, porque novos equipamentos foram utilizados, novas misturas foram feitas e artistas inovadores surgem a cada geração. A festa é um espaço de convivência, e, consequentemente, de diversidade, sem a qual o funk não existiria.

 

Por que o funk tem tantas variações?

 

Como disse acima, porque é popular e acessível. As variações surgem principalmente do contato do funk carioca com outros estilos musicais, do Brasil e do mundo. Além disso, há uma identidade regional no funk, de forma que o funk mineiro hoje em dia tem uma cara própria, o paulista outra e etc. No Nordeste, o funk se misturou ao pagode em grupos como o ÀTTØØXXÁ, enquanto no Norte surgiu o brega-funk. Nenhum lugar do mundo tem uma diversidade rítmica tão grande quanto o Brasil, devido a nossa grande extensão territorial e miscigenação étnica. Hoje, o funk é uma linguagem popular em todas as periferias do Brasil, e isso o coloca em contato com essa diversidade maravilhosa. Daí surgem tantas novidades, criadas por jovens de 20 anos imersos nesse caldeirão cultural. 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags