Diversão e Arte

Covid-19: Brasil e o mundo suspendem atividades culturais

Festival de música em Trancoso, peças da Broadway, turnê do Alok, São Paulo Fashion Week, entre outros eventos anunciam adiamento ou cancelamento em decorrência da pandemia do novo coronavírus

Correio Braziliense
postado em 13/03/2020 17:05
O festival Música em Trancoso é um dos mais tradicionais de música clássica do Brasil
 
A preocupação com a disseminação do novo coronavírus tem impactado diretamente a indústria cultural. No Brasil e no mundo, shows e eventos são cancelados e adiados; museus e espaços culturais, fechados. 

O festival Música em Trancoso foi um dos mais recentes a anunciar o cancelamento. Programado para começar no dia 14 e ir até 22 de março, o evento levaria alguns dos grandes nomes da música erudita internacional para as praias da Bahia. Organizada pelo grupo Mozarteum Brasileiro, esta seria a nona edição do festival.

O Festival Curitiba, um dos principais eventos de teatro do Brasil, foi adiado devido à pandemia. As peças começariam no dia 24 e se estenderiam até 5 de abril. Com a decisão, a produção do evento confirmou que tentará manter no mínimo 70% das atrações confirmadas na nova data, ainda não confirmada.
 
Instalações do artista brasiliense Gê Orthof, em exposição na SP Arte 
 
Em São Paulo, estado que concentra o maior número de casos confirmados da doença, dois eventos de natureza internacional suspenderam as edição: a SP-Arte 2020, que aconteceria de 1º a 5 de abril, no Pavilhão da Bienal, e os desfiles do São Paulo Fashion Week, previstos de 24 a 28 de abril. A temporada SPFW N50, celebrando os 25 anos da semana de moda, contudo, está mantida entre 16 e 20 de outubro.
 
A boyband Mc Fly adiou, na tarde desta sexta-feira (13/3), a turnê que faria pelo Brasil. Ao todo, seriam sete shows, realizados em março. No entanto, o grupo anunciou as novas datas das apresentações, que foram remarcadas para setembro e outubro deste ano. São Paulo será a primeira cidade a receber o grupo em 24 de setembro. 
 

Internacional 


Seguindo no teatro, porém internacionalmente, a Broadway interrompeu toda a programação a partir desta quinta-feira (12/3). Ainda sem data para o retorno, há um prejuízo previsto de mais US$ 100 milhões por conta da parada forçada.
 
O Dj Alok cancelou turnês nos Estados Unidos e na China 

Na música, Alok cancelou as turnê que faria nos Estados Unidos e na China. Os megafestivais Lollapalooza Chile e Argentina anunciaram adiamento para o segundo semestre do ano e há a expectativa de que a edição do Brasil siga o mesmo caminho.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Instalações do artista brasiliense Gê Orthof, em exposição na SP Arte
    Instalações do artista brasiliense Gê Orthof, em exposição na SP Arte Foto: Arquivo Pessoal
  • Dj Alok
    Dj Alok Foto: Alok Music/Divulgação

Tags