Diversão e Arte

Para driblar pandemia, mercado editorial busca alternativas

Em meio à pandemia do coronavírus, o mercado editorial busca soluções criativas e amigáveis para se manter em atividade

Correio Braziliense
postado em 19/03/2020 06:15
João Varella: oficinas e descontos para enfrentar a quarentena

O mundo do mercado editorial sofre o impacto da pandemia de coronavírus, mas também está investindo em soluções criativas e amigáveis para todos os bolsos. De descontos na compra de livros a aulas e atividades gratuitas on-line, editoras e institutos de leitura ajudam a fornecer ao leitor opções para enfrentar os períodos de reclusão exigidos para evitar a disseminação da Covid-19.

Desde 2017, a Lote 42 ajuda a promover o Indie Book Day, um evento internacional iniciado na Alemanha e capitaneado por editoras independentes do mundo inteiro. O dia oficial é 21 de março, quando leitores do mundo inteiro são convidados a visitar uma livraria, comprar um livro de editora independente e postar nas redes uma foto com o exemplar acompanhada da hashtag #indiebookday.

Este ano, no entanto, boa parte das livrarias e espaços de leitura estão fechados em vários continentes devido à pandemia, então a Lote 42 criou um jeito diferente de celebrar o dia: realizará oficinas on-line e dará descontos nos livros vendidos virtualmente ou presencialmente na Banca Tatuí, espaço de publicações independentes de São Paulo.
 
[BLOCKQUOTE1] 

A intenção de João Varella, um dos sócios da editora, é promover alternativas virtuais em torno do livro e da leitura, que as autoridades sanitárias pedem para evitar aglomerações de pessoas. Oficinas de edição on-line, veiculadas desde o início da semana, na página da Lote 42 no Facebook ensinam os detalhes da produção de livros independentes para quem quiser começar uma editora. Nesta quinta-feira (19/3), às 19h, vai ao ar a terceira aula, na qual a produtora gráfica Cecilia Arbolave ensina sobre o design que envolve a edição de um livro. “As aulas são definidas de acordo com o que o pessoal pedir no site, mas tem sobre história da edição, casos de produção gráfica específicos, processo de edição do livro, do original até chegar à livraria. São aulas que a gente já dá e, de acordo com a demanda, a gente vai fazendo. Vamos reagir de acordo com o que o pessoal nos pedir”, avisa Varella.

Outra medida da Lote 42 foi estender os descontos que são dados, normalmente, no dia do evento. “Diante da covid-19, resolvemos antecipar os descontos e estender por tempo indeterminado para efetivamente fazer com que não passe em branco e incentivando ideias de ações digitais, uma coisa que está no DNA do Indie Book Day desde o princípio”, diz Varella. lEe explica também que as aulas são realizadas de maneira bastante prosaica, em uma sala da Banca Tatuí.

Alternativas


No Instituto de Leitura Quindim, a ideia foi criar uma rede na qual todos possam se sentir representados, mas também na qual possam encontrar alternativas de atividades para as crianças, que devem ficar sem aulas pelas próximas semanas. Pequenos leitores, pais, avós, professores, artistas, escritores, todos estão sendo convidados a postar vídeos em um canal criado pelo instituto e chamado de Todxs contra o coronavírus.

“Queremos propagar medidas educativas e artísticas para as famílias que vão ter essa reclusão. A gente tem visto movimentos dos artistas, todos no seu foco, no seu nicho. E, para chegar na família, nossa porta de entrada é a criança e o jovem, então a gente criou essa plataforma colaborativa para todo mundo colocar ações e atividades que podem ser feitas dentro de casa, não só ligadas à literatura, mas outras manifestações artísticas, outras linguagens e áreas do conhecimento, já que as crianças vão ficar sem acesso à escola”, explica Volnei Canônica.

O Quindim vai receber os vídeos pelo mail quindimcontracoronavirus@gmail.com. Não precisam ir editados, uma equipe do instituto cuidará das edições, mas quem quiser mandar no formato definitivo também pode. É só dar os créditos para que vá ao ar com as devidas identificações da produção. “Também é necessário escrever o nome e uma pequena descrição da atividade. Queremos dar todos os créditos aos participantes”, reforça Volnei Canônica.
 
[BLOCKQUOTE2] 

Na editora Todavia, o incentivo à leitura veio em forma de desconto, com 20% de redução nos lançamentos de abril. E há bons exemplares no lote. Entre os destaques é para A casa, reportagem do jornalista Chico Felitti sobre a ascensão e queda de João de Deus, guru de Abadiânia que acabou preso depois de uma série de acusações de abuso sexual. Também está na lista de lançamentos com descontos o livro de ensaios Falso espelho, de Jia Tolentino, repórter da revista americana The New Yorker e autora cada vez mais badalada quando se trata de temas ligados ao feminismo, internet e millennials. Até o fim da semana 40 títulos do catálogo estarão com 40% de desconto. É uma ação relacionada ao confinamento, uma forma de facilitar e incentivar o acesso à leitura nesse momento.

 
Assista a aula da Lote 42: 

 
 
 
 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags