Correio Braziliense
postado em 21/04/2020 18:48
A cidade dos traços de Niemeyer, cantada por Djavan e Caetano Veloso, chega aos 60 anos madura nas raízes cultural e artística. Solo de bandas de rock que marcaram o cenário nacional como Legião Urbana, Capital Inicial e Plebe Rude, Brasília celebra a arte desde o início de sua história.
Saiba Mais
Composto por trompetes, trombones e tuba, um coral de metais abre a composição que a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS) preparou em homenagem ao aniversário de 60 anos. Dois hinos à capital, música alusiva a JK e composição de Tom e Vinícius fundem-se ao tradicional parabéns na nova canção. A apresentação também é parte do Festival Cantando Para Brasília, evento on-line da Secretaria de Cultura e Economia Criativa para celebrar o aniversário da capital durante à pandemia de coronavírus (Covid-19).
O pessoal da Bem Curtinho Filmes, que também faz parte do Coletivo Lab 61, convidou cantoras e cantores que fazem parte da construção de Brasília, para uma música especial, sobretudo, neste período de isolamento. O objetivo de Andar com fé é reafirmar não apenas um desejo ou uma necessidade, mas a vontade de que Brasília continue sendo uma boa cidade para se viver.
As cantoras brasilienses Adriana Samartini e Babi Ceresa participaram do projeto do produtor e fotógrafo Bruno Fioravanti no qual regravaram músicas de importantes nomes, como Legião Urbana e Cássia Eller. Em diferentes pontos da cidade, as artistas da nova geração prestam uma homenagem à capital e à todos aqueles que ajudaram e ajudam a construir a identidade cultural brasiliense.
Cada um em casa, os integrantes da Banda Quatro Estações DF também não deixaram a data passar em branco.
Assim como o cantor Marquinho Vital, que usou uma composição própria para declarar o amor à capital.
O canal de humor Quadradim reuniu músicos para cantar, fazer uma homenagem aos 60 anos e ainda ajudar o próximo. No vídeo, o fotógrafo Bento Viana retrata Brasília e cenas brasilienses durante a quarentena: aplausos para apresentações musicais na sacada dos apartamentos, vizinhos comemorando da janela festas de aniversário e recados de ajuda colados nos elevadores dos blocos.
O clipe é interpretado pelos músicos André Gonzales (Móveis Coloniais de Acajú), André X (Plebe Rude), Daniela Firme, Deniel Moraes (Lavi), Digão (Raimundos), Izabella Rocha (Natiruts), Marcelo Barbosa (Angra), Marcelo Brandão (Magoo), Marcelo Vourakis (Maskavo Roots), Marcos Tani (ex Bsb Disco Club), Paulinho Góes (Magoo), Renata Jambeiro e Rogério Midlej, que gravaram seus vídeos separados como a o isolamento pede.
No final do vídeo, os artistas pedem contribuição para o Lar dos Velhinhos de Sobradinho. A instituição filantrópica, sem fins lucrativos, atende cerca de 120 idosos excluídos sociais, sem condições de auto sustento e em regime de longa permanência.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.