Diversão e Arte

CCBB lança programação cultural nas redes sociais

O 'CCBB em Casa' conta com exposições, playlists, vídeos e tour virtual para o público em isolamento

Correio Braziliense
postado em 01/05/2020 13:00
O 'CCBB em Casa' conta com exposições, playlists, vídeos e tour virtual para o público em isolamento
O Centro Cultural Banco do Brasil disponibilizou a programação cultural nas redes sociais, enquanto o público está em isolamento social. São conteúdos exclusivos nas áreas de cinema, artes cênicas, música e artes plásticas. Em parceria com o Google Arts & Culture, o prédio do CCBB Brasília está disponível para a visita virtual pelas mostras contemporâneas já realizadas no espaço. Confira: 


EXPOSIÇÕES


Chiharu Shiota - Linhas da vida

A exposição revisita a trajetória da artista japonesa, Chiharu Shiota. São 70 obras que incluem gravura, pintura, escultura, fotografia, video performances e instalações de 1994 aos dias atuais.

As redes sociais do CCBB Brasília está disponibilizando um passeio virtual à mostra, dividindo em postagens semanais. A série inclui vídeos de making off e falas da curadora da exposição, Tereza de Arruda, em matérial inédito.

Além das publicações, há também um aplicativo chamado Chiharu Shiota: Linhas da vida, que apresenta fotos e vídeos das obras, e tem recursos de acessibilidade, com áudio descrição e interpretação em LIBRAS. O app pode ser baixado tanto na Apple Store, quanto na Google Play.

Egito Antigo: Do Cotidiano À Eternidade

A mostra traz estátuas, sarcófagos e uma múmia datada em 700 anos A.C., e é composta por mais de 170 peças vindas diretamente do Museu Egípcio de Turim.

O CCBB disponibilizou um tour on-line para a exposição que narra um pouco da história e cultura egípcia. Acesse o tour virtual em www.bb.com.br/cultura

Björk digital

Björk Digital foi exibida no CCBB Brasília de dezembro de 2019 a fevereiro deste ano. Apresenta uma experiência de música e realidade virtual inspirada no álbum Vulnicura, da artista islandesa. Confira aqui.

MÚSICA


Playlists Spotify 

Semanalmente são disponibilizadas pelo CCBB Brasília playlists temáticas que relembram mostras de cinema, festivais de música e exposições que já ocorreram no centro cultural.  

Também foi criada a playlist Brasília 60, em homenagem ao aniversário da capital. Na lista, que tem um total de 60 canções, há gêneros que vão do rock ao reggae, da música regional ao eletrônico, passando pelo rap e trap. Apesar da diversidade da produção fonográfica brasiliense ser bem maior, a playlist oferece um panorama da vibrante cena musical do DF.


Guinga e as vozes femininas - Shows inéditos

A série musical celebra os 70 anos de vida do músico e compositor Guinga, um dos mais importantes violonistas da história da música brasileira. O artista se apresenta ao lado de vozes femininas de diferentes gerações e com violonistas da nova geração. Os shows podem ser vistos no YouTube do Banco do Brasil.



TEATRO


A Valsa de Lili
A peça foi apresentada no CCBB Brasília em março e é inspirada no livro autobiográfico Pulmão de aço, de Eliana Zagui. A plateia é colocada de frente a essa personagem única, que está fisicamente paralisada, mas encontra-se intelectual e emocionalmente livre.

Em 28 de março, foi promovido um bate-papo ao vivo sobre os temas de liberdade e o isolamento com base no espetáculo, que o público pode conferir junto com cenas do espetáculo no YouTube.

CINEMA


Fellini, Il Maestro

A mostra homenageia os 100 anos de nascimento do grande cineasta, celebrado em 20 de janeiro de 2020. Com curadoria de Paulo Ricardo Gonçalves de Almeida, conta com 24 títulos, incluindo a obra de estreia de Fellini, Mulheres e luzes, de 1950, codirigido por Alberto Lattuada, indo até o último filme do mestre, A voz da lua, de 1990. 

Integra a mostra um livro-catálogo, com mais de 400 páginas, onde constam filmografia, entrevistas, fotos, artigos críticos e ensaios%u202Fescritos por grandes nomes do cinema, com destaque para o capítulo de abertura: Glauber Fellini, escrito por Glauber Rocha.%u202F%u202F

Mostra Scorsese

Entre 2019, foi apresentado nos cinemas dos CCBBs Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, a  Foram exibidos mais de 30 filmes dirigidos e produzidos por Martin Scorsese, desde o primeiro, lançado em 1960, até os trabalhos mais recentes. 

Além dos filmes, a mostra promoveu o curso Scorsese: um homem de cinema, com três aulas ministradas pela jornalista e crítica de cinema Cecília Barroso. O curso é dividido em dia 1, dia 2 e dia 3, no Vimeo

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags