Publicidade

Correio Braziliense

Projeto Cinema Virtual recria sala de cinema em formato on-line

Plataforma estreia nesta quinta-feira (28/5) com lançamentos de filmes inéditos


postado em 28/05/2020 10:50 / atualizado em 28/05/2020 10:55

Filme 'Os olhos de Cabul' estará em cartaz no projeto Cinema Virtual, que reproduz o formato cinematográfico para a web (foto: Vitrine/Divulgação)
Filme 'Os olhos de Cabul' estará em cartaz no projeto Cinema Virtual, que reproduz o formato cinematográfico para a web (foto: Vitrine/Divulgação)

Os cinemas de todo o mundo estiveram entre os principais espaços culturais afetados durante a pandemia do novo coronavírus. Com o fechamento das salas, várias produções previstas para estrear no formato da telona foram adiadas. Os cinemas Drive-in começaram a se tornar opção, além dos serviços de streaming. Com o intuito de tentar reproduzir o formato cinematográfico no ambiente on-line, surge a partir desta quinta-feira (28/5) a plataforma Cinema Virtual (www.cinemavirtual.com.br).

 

Brasileiro, o site abrigará semanalmente, sempre às quintas — assim como era nos cinemas do país —, produções feitas para estrear no cinema tradicional. O projeto traz títulos inéditos e também independentes, com passagem por festivais. A plataforma tem parceria entre distribuidoras e redes exibidoras, que receberão parte da renda de cada sessão.

 

Apesar do lançamento agora, a ideia do Cinema Virtual surgiu há alguns anos, inicialmente, como forma de levar as produções independentes para um público maior. O projeto acabou não indo para frente, mas ganhou força em meio à quarentena com novo formato.

 

“O Cinema virtual existia desde 2014, na época, tinha o objetivo de resolver o problema de distribuição. Era e ainda é muito difícil para os filmes pequenos e médios terem espaço nas salas de cinema. A gente pensou numa plataforma que ajudasse esses filmes a entrarem nessa janela junto com o cinema. Mas não foi bem-aceito, nem chegamos a lançar. Esse ano, com o advento da covid-19, mudamos o conceito. Somos uma plataforma operacional técnica que ajuda os exibidores a fazerem a exibição”, explica Marcelo Nunes, idealizador do projeto e CEO da Encripta, empresa especializada em distribuição digital de conteúdo audiovisual.

 

Conteúdo

 

A plataforma estreia com filmes produzidos para o cinema tradicional e inéditos. Todos devem ficar em cartaz por 15 dias, podendo ir para uma terceira semana. As produções ainda precisam ficar em 90 dias em blackout, o que as impede de ir para o serviço on-demand antes desse período. “A gente está meio que simulando e criando uma analogia com o cinema físico. Tudo que é feito para um filme ser lançado fisicamente estamos criando digitalmente, até o conceito de pré-estreia”, completa.

Na semana de estreia a plataforma se lança com 10 longas-metragens, entre eles, Os olhos de Cabul, filme que esteve no Festival de Cannes de 2019; Copperman — Um herói especial, que participou do Biff — Festival Internacional de Cinema de Brasília (que teve a primeira edição on-line); Antes de partir, estrelado por Brian Cox; e Corpus Christi, filme polonês indicado ao Oscar de filme internacional ao lado de Parasita.

 

Para assistir aos filmes, o usuário deve acessar o site oficial do Cinema Virtual. Lá, escolher o filme, selecionar o estado e a cidade e a rede exibidora de preferência. Cada sessão custa R$ 24 e tem duração de 72 horas. Também há possibilidade de preços promocionais. Na semana da estreia, Os olhos de Cabul estará, por exemplo, ao valor de R$ 19,90. Os filmes podem ser assistidos em até três plataformas diferentes, entre celular, computador, tablet. É possível também espelhar os conteúdos em sua smartTV.

 

Participam do projeto, até o momento, os exibidores PlayArte, Cine Arte Pajuçara, Cine 14 Bis, Paradigma Cine Arte, Cineramabc, Kine Vitória, Cine Company, Cine Topázio Indaiatuba e  Mobi Cine. 


Programação do Cinema Virtual

 


A guerra de Anna (Anna’s War), Drama, 2018, Rússia – Distribuição: A2 Filmes

Anna (Marta Kozlova), uma menina de apenas seis anos, tem toda a família assassinada em uma execução em massa de judeus. Por um milagre, ela sobrevive e passa a viver escondida em uma chaminé em desuso de um comandante nazista. Relembrando a vida que a guerra lhe tomou e com os ensinamentos de seus pais e a ajuda de um amigo, Anna precisa sobreviver e manter sua humanidade nas condições mais desumanas possíveis.

 

Amor invisível (Love is Blind), Comédia/ Drama, 2019, EUA – Distribuição: Elite Filmes

Bess (Shannon Tarbet) vive com seu pai Murray (Matthew Broderick), que sofre da doença de Parkinson. Sua mãe Carolyn (Chloë Sevigny) também vive em casa, mas Bess não consegue vê-la, e acredita que ela seja uma invenção da imaginação de seu pai. Em busca de uma solução, Bess é apresentada a seu problemático vizinho Russell (Aidan Turner) - mas o problema é que ela também não consegue vê-lo.

 

Ana (Ana), Comédia/Drama, 2020, EUA/ Porto Rico – Distribuição Elite Filmes

Em Porto Rico, após um devastador furacão, uma amizade inesperada surge entre Ana (Dafne Keen), uma menina cuja mãe está na prisão, e Rafa (Andy Garcia), um vendedor de carros falido. Após se encontrarem por acaso, os dois embarcam em uma longa jornada cheia de desafios para tentar encontrar um lar para Ana e salvar Rafa do colapso financeiro.

 

Antes de partir (The Etruscan Smile), Drama, 2018, EUA – Distribuição: Elite Filmes

Rory MacNeil (Brian Cox) é um escocês ranzinza que não dá a mínima para a opinião dos outros. Um dia, ele descobre que tem poucos meses de vida e sua possível salvação está em São Francisco. Contrariado, ele abandona a ilha onde sempre viveu e vai se hospedar na casa do filho, que não vê há anos e com quem tem uma relação conturbada. Mas um golpe do destino dá a Rory uma nova chance, não só com seu filho e seu neto, mas também com seu próprio coração.

 

Com amor, Scott (Love Scott), Documentário, 2018, Canadá – Distribuição: Elite Filmes

Ao caminhar por uma pequena cidade do Canadá, Scott Jones, um jovem músico gay, é atacado e fica paralisado da cintura para baixo. Após este evento traumático, o documentário acompanha a vida de Scott durante três anos, através de uma frágil e corajosa jornada de cura e transformação.


Copperman - Um herói especial (Copperman), Drama/Fantasia, 2019, Itália – Distribuição: Elite Filmes

A história de Anselmo, que desde criança sonha em se tornar um super-herói. O filme gira em torno do tema do autismo, mostrando que, através da sensibilidade e da imaginação, um elemento de diversidade pode se transformar em uma linda vantagem.

 

Os olhos de Cabul (Les Hirondelles de Kaboul), Animação – 2019 – França – Distribuição: Vitrine Filmes

Exibido no Festival de Cannes (2019) e premiado em Annecy (2019), o longa se passa no verão de 1998, em uma Cabul, capital e maior cidade do Afeganistão, sob o regime do Talibã. Zunira e Mohsen são jovens e apaixonados. Apesar de toda a violência e a miséria diárias, eles alimentam a esperança de um futuro melhor. Um dia, um gesto bobo faz com que a vida dê uma guinada sem volta. A animação é uma adaptação do livro ‘As Andorinhas de Cabul’, de Yasmina Khadra.

 

O sonho de uma família (Magari), Drama, 2019, Itália/ França – Distribuição: Elite Filmes

A história de uma família dividida, vista pelo olhar da jovem Alma, de 9 anos, e de seus dois irmãos mais velhos. A mãe, uma francesa rica e tradicional, e o pai, um italiano falido, ausente e nada convencional, se divorciaram há anos. As crianças vão passar alguns dias com o pai na Itália, e ele não faz ideia de como cuidar de si, quanto mais dos filhos. A situação é complicada, mas, apesar das dificuldades e tensões diárias, a pequena Alma continua a acreditar que um dia, talvez, a sua família possa a ficar junta novamente.


Segredo da floresta (Behind the Trees), Terror / Mistério / Suspense, 2019, EUA – Distribuição: A2 Filmes

Um casal de médicos, Jay e Amy, decide fugir da sua rotina da cidade grande e parte para um retiro no campo, que supostamente seria um momento de tranquilidade e intimidade para eles. Durante um passeio, Jay pede Amy em casamento e tudo parece perfeito, até que, na volta, eles se perdem na floresta e se deparam com um ritual estranho onde encontram uma menina amarrada dentro de uma cabana. Ao libertarem a garota, um terrível mal também é libertado.

 

Uma lição de amor (The Elephant and the Butterfly), Drama, 2017, Bélgica – Distribuição: Elite Filmes
Antoine, um homem sério e soturno, volta para sua cidade natal na Bélgica, onde se reúne com sua ex-namorada e mãe de sua filha de cinco anos, Elsa, que ele nunca conheceu. Por causa de acontecimentos inesperados, Antoine terá que cuidar sozinho da animada e curiosa garota.

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade