Diversão e Arte

Maria Alice Vergueiro, famosa por 'tapa na pantera', morre aos 85 anos

Atriz estava internada desde 27 de maio com um quadro grave de pneumonia e insuficiência respiratória

Correio Braziliense
postado em 03/06/2020 12:50

Maria Alice Vergueiro

Morreu, aos 85 anos, a atriz Maria Alice Vergueiro em São Paulo. A notícia foi divulgada por Ivam Cabral, ator, escritor e amigo da família da artista, nas redes sociais. De acordo com ele, a causa da morte foi broncoaspiração.

 

 

 

Maria Alice Vergueiro estava internada desde então com um quadro grave de insuficiência respiratória e pneumonia. Ela chegou a fazer teste para covid-19, mas o resultado também não foi revelado. O Hospital das Clínicas de São Paulo, onde a atriz estava internada desde 27 de maio, ao ser questionado pelo Correio, po r meio da assessoria de imprensa afirmou apenas que a família não autorizou a divulgação de nenhuma informação.

 

Trajetória

 

Saiba Mais

Considerada uma das grandes damas do teatro moderno e da contracultura brasileira, Maria Alice Vergueiro esteve em produções com grupos consagrados, como o Teatro de Arena, sob a direção de Augusto Boal; Oficina, com José Celso Martinez Corrêa; e Teatro do Ornitorrinco, do qual foi uma das fundadoras ao lado de Cacá Rosset e Luiz Roberto Galízia. Em 2006, fez bastante sucesso também na internet com o vídeo viral Tapa na pantera.

 

Maria Alice de Campos Vergueiro nasceu em São Paulo, em 19 de janeiro de 1935. Além de atriz de teatro, cinema e televisão, foi também pedagoga e professora universitária. Estreou no teatro em 1962, no espetáculo Mandrágora, sob a direção de Augusto Boal. Em 1967, passou pelo Teatro Oficina, onde atual na montagem de O rei da vela, de Oswald de Andrade, sob a direção de José Celso Martinez Corrêa. Atuou junto ao Living Theatre e, ao lado de Luiz Roberto Galízia e Cacá Rosset, fundou o Teatro do Ornitorrinco.

 

Também foi professora da Faculdade de Educação e da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). No cinema, integrou o elenco de filmes como Maldita coincidência (1979) e Romance (1988), ambos de Sérgio Bianchi, Perfume de Gardênia (1992), de Guilherme de Almeida Prado, e Urubus e Papagaios (1985) de José Joffily Filho. Na televisão, atuou em novelas como Sassaricando e Bebê a bordo.

 

A última passagem nos palcos foi com a peça Why the horse?, espetáculo no qual encenava o próprio velório e lançava holofotes sobre a luta contra o Mal de Parkinson. A montagem era baseada nas obras de Alejandro Jodorowsky, Fernando Arrabal e Samuel Becket. Em 2018, foi lançado um documentário sobre a atriz, Górgona, com direção de Fábio Furtado e Pedro Jezler.

 

Maria Alice teve dois filhos com o marido Sílvio de Almeida, Maria Sílvia e Roberto Vergueiro de Almeida. 

 

Repercussão

A morte de Maria Alice Vergueiro fez com que vários artistas se pronunciassem nas redes sociais lamentando o fato e lembrando a importância dela para a cultura. Confira.

 

 

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags