Diversão e Arte

Caos da pandemia inspira álbum 'Só' de Adriana Calcanhotto; leia entrevista

Ao Correio, a cantora falou sobre a criação. 'Só' aborda o período de quarentena de forma diferenciada. Confira o papo com Adriana Calcanhotto

Correio Braziliense
postado em 07/06/2020 06:30
Em 43 dias, Adriana Calcanhotto escreveu e produziu o álbum 'Só'Sobreviver mentalmente e psicologicamente à quarentena imposta pelo combate ao novo coronavírus muitas vezes quer dizer estabelecer rotinas. Foi isso que a cantora Adriana Calcanhotto fez. Ela acordava todos os dias, botava uma roupa e ia produzir. Assim surgiu, disco com nove canções autorais e inéditas todas compostas durante o isolamento social passado pela artista no Brasil, já acabou sendo impedida de retornar a Coimbra, cidade universitária portuguesa onde dá aula.

Mesmo sendo resultado do caos pandêmico, é um disco solar e ritmado. Adriana Calcanhotto brinca com as batidas do funk e até com as expressões do ritmo, como em Bunda lê lê, gravada em parceria com Dennis Dj. Também há samba no disco, vertente sempre abraçada pela cantora, além, claro, da MPB própria da trajetória da artista. Nas letras, Adriana consegue ser atual, falar de sombras, e também de esperança. É o caso de Corre o munda em que fala da saudade de Coimbra e do desejo de retornar: “Não permita Deus que eu morra sem voltar”.
 

Saiba Mais

é ainda um disco feito em homenagem a Moraes Moreira, que morreu neste ano e, por conta da covid-19, acabou não tendo a despedida que merecia, e também uma forma de Adriana Calcanhotto participar da rede de solidariedade que cresceu na pandemia. Toda a renda das músicas serão revertidas a instituições de caridade e uma delas a equipe da cantora também afetada no isolamento.

Ao Correio, Adriana Calcanhotto fala sobre o processo de composição do disco no isolamento social, da homenagem a Moraes Moreira e até divaga sobre o mundo pós-pandemia. “Muito se fala em “voltar ao normal”. Para mim essa ideia de “voltar” não funciona, já é outro mundo”, define.

Entrevista // Adriana Calcanhotto

'Além de ter feito um álbum, acho que a minha quarentena está igual a de todo mundo'

foi um álbum criado na quarentena sobre o isolamento. O que te motivou mesmo em meio ao caos criar esse disco?

Foi justamente o caos, a pandemia, o pandemônio e a incerteza quanto ao futuro.

Como foi o processo de criação das músicas e também de gravação com os desafios do isolamento?

Fiz uma canção por dia, sempre pela manhã. Eu acordava, botava uma roupa e ia produzir. Estava disposta e, de certa forma, condicionada a fazer isso porque era o que estaria fazendo se tivesse ido para Coimbra. Comecei a trabalhar em cima das músicas, mandei as faixas para o Arthur Nogueira, coloquei os músicos no circuito e fomos ajustando, tudo dentro do tempo da urgência, que não é comum para mim. É um álbum composto, produzido, gravado e mixado em 43 dias, tudo de maneira remota, cada um na sua casa.

As canções têm bastante influência das batidas eletrônicas e do funk, tendo até participação do Dennis Dj. Também há o batuque do samba. O que te fez seguir nessa sonoridade que transita entre os ritmos?

Gosto da mistura, da polirritmia, acho importante explorá-la. Para mim, tudo é samba. Desde quando gravei Fico assim sem você, em 2004, eu venho tocando a batida do funk no violão, por exemplo. Para essa faixa específica, Bunda lê lê, eu quis fazer uma brincadeira com as palavras que o funk usa, “senta”, “vai” e “bunda”.

Apesar de falar da quarentena e de expor a parte sombria, as faixas têm uma mensagem positiva. Você quis que o material fosse um escape e uma reflexão?

Na verdade, ele não nasceu como álbum, eu não pensava nisso. Eu simplesmente acordava com uma disposição de agir. Foi tudo acontecendo de maneira bastante natural. Quando vi, as canções eram uma safra e todas tinham o mesmo plano de fundo.

Fica bem claro que a quarentena te impediu de voltar para Coimbra. Isso te fez perceber ainda mais conexão com a cidade?

Sem dúvida. Eu pensei “eu estou em casa, não sei se vai ter mundo, não sei se voltarei a Coimbra”, e me veio os versos da canção do exílio, Corre o munda, no mesmo momento. Acho que a conexão fica bastante explícita: “não permita Deus que eu morra sem voltar”.

Em geral, como tem sido esse período de quarentena para você?

Além de ter feito um álbum, acho que a minha quarentena está igual a de todo mundo. Eu tenho feito faxina, cuidado da casa.

Nesse momento muitos artistas apostam nas lives. Você pretende fazer mais shows virtuais? Como enxerga esse formato?

Pretendo, sim. É um formato desafiador, fiquei muito feliz de estar nesse universo. Claro, a catarse de uma plateia em um show ou no teatro não pode ser substituída. Mas a energia que eu senti quando acabei a live do Sesc foi a mesma sensação física de ter feito um show. Acho que esse momento potencializa o jeito de se fazer isso.

O disco também tem um aspecto social com a renda revertida para uma instituição. Como você vê essa onda de solidariedade do mundo? E para qual instituição será doada?

Com tudo que estamos vivendo, há essa possibilidade e oportunidade das pessoas aprenderem solidariedade e civilidade. A empatia, na verdade, acho muito difícil a pessoa adquirir. Se ela não é empática, ela não é. Sobre as doações, são várias instituições. Cada música tem suas rendas revertidas para uma instituição diferente, Redes da Maré, Coletivo Papo Reto, A Rocinha Resiste e várias outras. Lembrando da Estrada, por exemplo, é toda revertida para a minha equipe.


Você presta um tributo a Moraes Moreira no álbum. Alguns artistas têm feito esse papel de homenagear os nossos eternos que se foram, já que as autoridades não o fazem. Como você enxerga tudo isso que vem acontecendo na cultura mesmo em meio a um problema tão sério como a covid-19?

Pois é. Moraes Moreira não morreu de covid-19, mas ele morreu durante a quarentena, o que fez com que a gente não pudesse se despedir, nem eu pessoalmente, nem o Brasil todo. A situação do Brasil em meio à pandemia é péssima em todas as áreas, em todos os sentidos. E isso não é nem uma avaliação minha, são os fatos.

Como você vislumbra o mundo pós-pandemia?

Muito se fala em “voltar ao normal”. Para mim essa ideia de “voltar” não funciona, já é outro mundo. Essa coisa de viver cada dia de uma vez é, de certa forma, o preço do que estamos vivendo. Quando voltarmos ao anormal, porque o que vivíamos não tinha nada de normal, acredito que daí, enfim, poderemos criar uma realidade nova.

SERVIÇO
Capa do CD Só, de Adriana Calcanhotto
De Adriana Calcanhotto. Minha Música, 9 faixas. Disponível nas plataformas digitais.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Adriana Calcanhotto
    Adriana Calcanhotto Foto: Murilo Alvesso/Divulgação
  • Capa do CD Só, de Adriana Calcanhotto
    Capa do CD Só, de Adriana Calcanhotto Foto: Perfexx/Divulgação

Tags