Diversão e Arte

No dia de aniversário de Chico Buarque, relembre sucessos do artista

Nesta sexta-feira (19/6), o cantor completa 76 anos. Confira sete canções de sucesso de Chico Buarque

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 19/06/2020 13:57
Chico Buarque
Nesta sexta-feira (19/6), o cantor e compositor Chico Buarque comemora 76 anos de idade. O músico, dramaturgo, escritor e ator brasileiro é conhecido por ser um dos maiores nomes da música popular brasileira.

Ao todo, a discografia dele conta com aproximadamente 80 discos, entre eles trabalhos solos, em parceria com outros músicos e compactos. Para homenagear a data, o Correio reuniu sete músicas para parabenizar o grande nome da música nacional.


Apesar de você


[VIDEO1]

Neste ano, a faixa Apesar de você completou 50 anos. A canção popular é um apelo e uma mensagem de esperança. Em 1969, Chico Buarque, se autoexilou na Itália e ao voltar Brasil para o Brasil, no ano seguinte, se deparou com um regime ditatorial ainda mais fechado, e o cenário resultou na canção Apesar de você.


Construção


[VIDEO2]

A música Construção foi escrita no começo da década de 1970, no mesmo período da composição de Apesar de você. Segundo interpretações e análises, a letra conta sobre as mudanças das relações de trabalho no Brasil instaurado pelo Regime Militar.


Cotidiano


[VIDEO3]

Também com apelo político em decorrência da Ditadura Militar, Cotidiano foi lançada em 1971 para compor o álbum Construção. Segundo um levantamento do Ecad, a faixa é a quinta mais ouvida do cantor.


Tua cantiga


[VIDEO4]

De uma leva mais recente, Tua cantiga chegou às plataformas digitais em 2017 e abocanhou o prêmio de melhor canção no Prêmio da Música Brasileira. A canção integra o disco Caravanas.


João e Maria


[VIDEO5]

João e Maria é uma coautoria de Chico com Sivuca e é a quarta música do compositor mais tocadas nos últimos cinco anos, segundo o Ecad. A canção foi gravada pela cantora Nara Leão, lançada no álbum Os meus amigos são um barato, de 1977, que contou com a participação de Chico e Sivuca.


Roda viva


[VIDEO6]

A música Roda viva foi escrita para a peça de teatro homônima a faixa, também de autoria de Chico Buarque. A peça contava a história da trajetória de um cantor massificado pelo esquema da televisão.


A moça do sonho


[VIDEO7]

A moça do sonho foi lançada em 2017 juntamente a Blues pra Bia, Casualmente, Desaforos, Jogo de bola, Tua cantiga e Massarandupió. A música já tinha registros fonográficos na voz do cantor e compositor carioca. No entanto, nunca tinha recebido uma gravação individual para a discografia de Chico.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação