Diversão e Arte

Teatro Já: Iniciativa leva espetáculos aos palcos com transmissão virtual

Proposta da atriz Ana Beatriz Nogueira juntamente com André Junqueira, ator e gestor do Teatro PetraGold, no Rio de Janeiro, começa em 4 de julho e segue até 30 de setembro com encenação de peças ao vivo com transmissão on-line

Correio Braziliense
postado em 21/06/2020 12:00
Ana Beatriz Nogueira idealizou o projeto e também participará com solos
A pandemia do novo coronavírus fechou os teatros e, consequentemente, impediu a realização de espetáculos teatrais ao modo convencional em cima do palco e com presença de plateia. Assim como vários âmbitos da cultura, as artes cênicas se apropriaram das lives. Em sua maioria, feitas de casa mesmo.

Num híbrido do teatro "do passado" com o modo atual surge o projeto Teatro Já, idealizado pela atriz Ana Beatriz Nogueira em parceria com André Junqueira, ator e gestor do Teatro PetraGold, no Rio de Janeiro. A iniciativa consiste numa série de transmissões digitais de peças que serão encenadas ao vivo no palco do Teatro PetraGold.

“Essa ideia é a soma de uma preocupação imensa com os colegas do teatro, com os que conheço e não conheço, pessoas que só recebem quando tem peça e teatro aberto. Tem um caráter de ajuda. Ao mesmo tempo, é a forma de voltar ao nosso local de trabalho e ao nosso ofício, porque será feito dentro do teatro. É como se a gente entrasse em cartaz de uma maneira virtual”, explica Ana Beatriz Nogueira.

As lives ocorrerão sempre às 17h e terão a presença de apenas uma pessoa na plateia, que representa o público de casa. Seguindo os protocolos, a montagem terá o ator principal no palco, um técnico de som e uma pessoa responsável pela filmagem que será transmitida via Zoom em uma parceria com o site Sympla. "Espero que haja interesse, porque são peças da maior qualidade. Estamos adaptando para esse momento e serão experiências únicas, porque nós não somos os mesmos a cada espetáculo, essa é a característica do teatro", comenta Ana Beatriz.

Espetáculos do Teatro Já

 
Marcelo Serrado abre a programação em 4 de julho 

A atriz e idealizadora também estará nos palcos com Um dia a menos, adaptação ao conto homônimo de Clarice Lispector, montagem que a artista estaria em cartaz, caso a pandemia não tivesse tomado conta do Brasil e do mundo. O solo será encenado às terças e quartas, de 7 a 29 de julho.

Grandes nomes do teatro fazem parte da programação. A estreia será com Marcelo Serrado que traz o espetáculo Os vilões de Shakespeare, com exibições aos sábados e domingos. Às quintas é a vez de Paulo Betti com Autobiografia autorizada. Enquanto às sextas são de Emilio Orciollo Neto com Também queria te dizer.

A partir de agosto a programação muda e vem com montagens inéditas feitas para o projeto Teatro Já. É o caso de Leonilson (Sob o peso dos meus amores) com Arlindo Lopes, às terças e quartas. Há ainda Lu Fregolente com Na medida do possível, às quintas e sextas, e Júlia Rabello com Romeu & Julieta (E Rosalina) aos sábados e domingos.

Em setembro, mais novidade. A própria Ana Beatriz Nogueira encenará Eu vou!, com texto de Zélia Duncan. Enquanto Mariana Lima apresenta Agora, a coisa, uma volta, e Lília Cabral ao lado de Giulia Bertolli fazem espetáculo ainda sem título.


Parte musical


Durante todo o mês de julho, a segunda-feira será dedicada ao projeto de música Segunda musical encabeçado por Luis Felipe De Lima. O artista foi convidado após Ana Beatriz Nogueira se sentir tocada com a atitude do músico de vender o violão de 7 cordas por conta da crise financeira em meio à pandemia do novo coronavírus. "Queríamos a música junto com a gente. Toda segunda-feira o Luis Felipe de Lima, que é um grande músico, um cara que tem uma importância imensa no samba, vai convidar pessoas para o projeto", explica a idealizadora.

SERVIÇO
Teatro Já
De 4 de julho a 30 de setembro. Programação de segunda a domingo, às 17h. Ingressos a R$ 10. Parte da arrecadação será destinada ao Programa Ingresso Solidário Teatro Petragold, que financia um fundo de auxílio emergencial para até 200 famílias compostas por técnicos e artistas do segmento teatral de todo o Brasil. À venda em https://www.sympla.com.br/. Informações em https://teatropetragold.com.br/teatro-ja.

Confira a programação completa do projeto Teatro Já


JULHO - TEATRO

Espetáculo: OS VILÕES DE SHAKESPEARE
Elenco: MARCELO SERRADO
Texto: Steven Berkoff
Direção: Sergio Modena
Sinopse: Berkoff investiga o que torna os vilões tão atraentes para estudantes das artes cênicas e público, examinando e apresentando alguns dos personagens do bardo inglês.  
Horário: sábados e domingos às 17h
Temporada: 4 a 26 de julho

Espetáculo: UM DIA A MENOS
Atriz: ANA BEATRIZ NOGUEIRA
Texto: Clarice Lispector – adaptação do conto homônimo
Direção: Leonardo Netto
Sinopse: Uma mulher vive só, na mesma casa onde nasceu e cresceu. Ela tem diante de si a árdua tarefa de atravessar mais um dia inteiro sozinha, dentro de casa. Mas, esgotada pela repetição infinita de sua rotina, ela tem um rompante inesperado.
Horário: terças e quartas às 17h
Temporada: 7 a 29 de julho

Espetáculo: AUTOBIOGRAFIA AUTORIZADA
Ator: PAULO BETTI
Texto: Paulo Betti
Direção: Paulo Betti e Rafael Ponzi
Sinopse: O solo foi construído pelo próprio artista, que se inspirou nos textos escritos durante a adolescência e nos artigos que escreveu por quase trinta anos para o Jornal Cruzeiro do Sul, de Sorocaba, cidade onde foi criado.
Horário: quintas às 17h
Temporada: 9 a 30 de julho

Espetáculo: TAMBÉM QUERIA TE DIZER
Ator: EMILIO ORCIOLLO NETTO
Texto: Martha Medeiros
Direção: Victor Garcia Peralta
Sinopse: Seis homens expressam com sensibilidade suas mágoas, medos, revoltas, alegrias. Seis visões de temas como culpa, traição, preferências sexuais, aborto, morte e vida.
Horário: sextas às 17h
Temporada: 10 a 31 de julho

JULHO - MÚSICA

Segunda Musical Teatro PetraGold

06 DE JULHO, às 17h
Luis Felipe De Lima convida Soraya Ravenle
Espetáculo: DOLORES, CARMEM E ISAURINHA - PRESENTES!
Sinopse: O encontro da cantora e atriz Soraya Ravenle com o violonista e diretor musical Luis Filipe de Lima relê o repertório de sucessos de Dolores Duran, Carmem Miranda e Isaurinha Garcia, três cantoras fundamentais da música brasileira que Soraya interpretou no teatro musical.

13 DE JULHO, às 17h
Luis Felipe De Lima convida Verônica Sabino
Espetáculo: MEU LAIARAIÁ - SAMBAS DE MARTINHO DA VILA
Sinopse: Luis Filipe de Lima e Verônica Sabino passam em revista a vasta obra de Martinho da Vila, destacando a força expressiva das canções sintonizadas com a cena musical contemporânea.

20 DE JULHO, às 17h
Luis Felipe De Lima convida Soraya Ravenle e Marcos Sacramento
Espetáculo: BREQUE MODERNO
Sinopse: Com as poderosas vozes de Soraya Ravenle e Marcos Sacramento, o show “Breque Moderno” leva ao palco o espírito de teatro de revista, com muito humor, virtuosismo e crônica de costumes.

27 DE JULHO, às 17h
Luis Felipe De Lima convida Inez Viana, participação especial de Ana Beatriz Nogueira
Espetáculo: NÓS, LUPICÍNIO E O BAR (inédito)  
Sinopse: A partir do repertório de Lupicínio Rodrigues, referência maior do samba canção, cronista eloquente dos amores difíceis, dos bares e da vida noturna, o show põe em foco o mítico universo do bar, passando em revista as conversas de botequim, seus personagens arquetípicos, a memória gastronômica de tremoços, chopes, bolinhos e minutas.

AGOSTO - TEATRO

Espetáculo: LEONILSON (SOB O PESO DOS MEUS AMORES) - inédito
Ator: ARLINDO LOPES
Direção: Marina Vianna
Sinopse: O espetáculo busca mostrar os sentimentos mais íntimos do artista que passou a infância entre retalhos amontoados no quarto de costura e seguiu costurando suas vivências e expondo seu coração.
Horário: terças e quartas às 17h
Temporada: 4 a 26 de agosto

Espetáculo: NA MEDIDA DO IMPOSSÍVEL - inédito
Atriz: LU FREGOLENTE
Texto: Lu Fregolente
Direção: Victor Garcia Peralta
Sinopse: Durante a quarentena, uma mulher tenta explicar a um amigo que já morreu, e para si mesma, o seu pânico, sua reclusão voluntária, suas revoluções emocionais
Horário: quintas e sextas às 17h
Temporada: 6 a 28 de agosto

Espetáculo: ROMEU & JULIETA (E ROSALINA) - inédito
Atriz: JÚLIA RABELLO
Texto: Gustavo Pinheiro
Direção: Fernando Philbert
Sinopse: Rosalina, o primeiro amor de Romeu no clássico de Shakespeare, e Julieta fazem um divertido acerto de contas, passando por temas como sororidade, independência financeira, liberdade de escolha e solidão.
Horário: sábados e domingos às 17h
Temporada: 8 a 30 de agosto

SETEMBRO - TEATRO

Espetáculo: EU VOU! - inédito  
Atriz: ANA BEATRIZ NOGUEIRA
Texto: Zélia Duncan
Direção: Victor Garcia Peralta
Sinopse: Uma mulher que, durante uma live na quarentena, refaz os seus planos de sucesso.
Horário: terças às 17h
Temporada: 8 a 29 de setembro  

Espetáculo: AGORA, A COISA, UMA VOLTA (uma conversa - performance entre Clarice Lispector, Fauzi Arap, vocês e eu) - inédito
Elenco: MARIANA LIMA
Direção: Mariana Lima
Texto / Sinopse: Uma encenação de leituras e experiências com textos de Clarice Lispector, Fauzi Arap e da atriz. Partindo de uma rememoração da própria experiência com a montagem de “A paixão Segundo GH”, de Clarice Lispector, na adaptação de Fauzi Arap e direção de Enrique Diaz, Mariana Lima recoloca em cena as palavra, coisas e afecç%u014Des do tempo na leitura da obra dos autores. Horário: quartas às 17h
Temporada: 9 a 30 de setembro

Espetáculo (inédito, ainda sem título)
Elenco: LÍLIA CABRAL e GIULIA BERTOLLI
Texto: Gustavo Pinheiro
Direção:
Horário: quintas e sextas às 17h
Temporada: 3 a 25 de setembro 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags