Diversão e Arte

Marília Mendonça e Maiara & Maraisa lançam coletânea de modões, 'Patroas'

A coletânea exalta o sertanejo raiz e os modões. Dentre as composições, 16 são regravações de clássicos e cinco composições inéditas do trio

Correio Braziliense
postado em 26/07/2020 06:01
Marília Mendonça e Maiara & Maraisa
Conhecidas por toda a trajetória artística que construíram no cenário nacional, as cantoras Marília Mendonça, Maiara e Maraisa são três dos principais nomes do sertanejo. Embalando um sucesso atrás do outro, paralelamente aos trabalhos solo e em dupla, desde 2016, as cantoras trabalham juntas no show Festa das Patroas. Neste ano, devido às medidas de contenção do novo coronavírus, o projeto não foi realizado, mas a expectativa foi correspondida com o lançamento de um novo trabalho.

Trata-se de Patroas, o primeiro álbum do trio. Os disco conta com 19 faixas, distribuídos em cinco partes por meio de EPs. A proposta estreou em live apresentada pelas cantoras em 14 de junho. Na ocasião, elas gravaram a parte audiovisual, que chega aos poucos nas plataformas digitais de música. 

A coletânea exalta o sertanejo raiz e os modões. Dentre as composições, 16 são regravações de clássicos e cinco composições inéditas do trio, como a versão em português de Listen to your heart: Você nem é tudo isso, 10 de setembro, Assunto delicado, Uma vida a mais e Quero você do jeito que quiser.

Saiba Mais

“Desde o início, a gente tinha a ideia de trazer um outro lado nosso nesse projeto, um lado B. Foram dias que passamos escolhendo as músicas, clássicos do sertanejo. São músicas que nos remetem a histórias e sentimentos muito particulares”, conta Marília Mendonça em entrevista ao Correio.

“Apostar em modões era o lado B que a Marília diz, a gente queria trazer de volta para quem gosta e admira a música sertaneja. São músicas que trazem lembranças e remetem a nossa própria história juntas”, completa Maraisa.

No primeiro EP, a canção inédita é Quero você do jeito que quiser, composição do trio. As regravações são A solidão é uma ressaca, Cheiro de shampoo e Coração bandido, sucessos interpretados por Bruno & Marrone, Chrystian & Ralf e Leonardo. A segunda parte do EP Patroas foi lançada na sexta-feira última e chegou acompanhada do videoclipe da canção inédita 10 de setembro.

Quarentena


A quarentena foi responsável pelo pontapé inicial do projeto, que já estava nos planos de Marília Mendonça e de Maiara & Maraisa há anos. “A gente queria há muito tempo repaginar o projeto Patroas, mas a grande dificuldade era conciliar as nossas agendas. Agora, na quarentena, sobrou tempo, então, decidimos colocar as ideias em prática e tudo foi muito natural”, relembra Marília Mendonça.

Além de Patroas, as cantoras estão trabalhando em novas produções durante esse período de isolamento. Marília lançou a música e o clipe Vira homem, que foi registrado e gravado com smartphones em casa. Ela ainda teve uma das maiores audiências na transmissão #LiveLocalMaríliaMendonça, registrando 55 milhões de visualizações apenas no YouTube. 

A dupla Maiara & Maraisa também tem se reinventado na quarentena. “Estamos produzindo bastante e deixando vários projetos engatados. Assim que as coisas começarem a voltar, temos várias novidades”, confirma Maraisa.

Lives


Em junho, as cantoras se reuniram em uma live para o registro e a estreia de Patroas. Ainda sem data definida, as sertanejas devem se reunir em uma nova transmissão on-line. “Estamos pensando nessa possibilidade. A galera está pedindo... Quem sabe?”, brinca Marília. 

A apresentação virtual é uma forma de matar a saudade dos palcos. “É muito bom sentir aquele frio na barriga de quando subimos no palco, mas é claro que não é a mesma coisa. Por mais que a gente saiba que tem milhares de pessoas assistindo, é muito diferente quando o público está ali, na sua frente, e tem aquela troca de olhares, sorrisos e energia. No entanto, em breve, estaremos juntos de novo”, deseja a rainha da sofrência. 

Em 12 de setembro, as gêmeas . “A gente tem se dedicado às lives, que, num primeiro momento, foi a forma que todos nós da música encontramos para levar entretenimento para tantas pessoas que estão em casa. Agora, começamos a ver as possibilidades de fazer shows no formato drive-in. Tudo aos poucos e com muita responsabilidade, a saúde sempre tem que vir em primeiro lugar”, afirma Maiara.

Duas perguntas // Marília Mendonça

Dessas quatro músicas inéditas, tem alguma que é a sua preferida?

A inédita desse primeiro EP, Quero você do jeito que quiser é uma das minhas preferidas do projeto.


Por que vocês optaram por divulgar o trabalho em fragmentos?

Acho que a gente pode explorar melhor as faixas quando lançamos aos poucos. É uma tendência do mercado nesse mundo do digital.

Duas perguntas// Maiara

Todas as faixas virão acompanhadas de videoclipes?

Desse primeiro EP a gente tem os vídeos da live, para algumas outras faixas estamos tendo algumas ideias. Por conta do isolamento e das regras de distanciamento, temos que ver quais as possibilidades para fazer tudo de maneira responsável.


Dessas quatro músicas, tem alguma que é a sua preferida?

Esses modões que escolhemos, todos tem um significado muito grande nas nossas vidas, mas pra mim, Coração bandido tem uma letra e uma melodia que arrepiam, meu Deus, que hino.

Patroas
De Marília Mendonça e Maiara & Maraisa. Pela Som Livre, 19 faixas. Disponível em todas as plataformas digitais.

Parcerias anteriores de Marília Mendonça e Maiara & Maraisa


A culpa é dele (2018)
Bebaça (2019)
Motel (2016)
Um brinde (2018) 
Festa das patroas (2015)

*Estagiária sob a supervisão de Igor Silveira

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags