Diversão e Arte

Secec firma convênio com Novacap para reforma da Martins Pena

A empresa pública auxiliará no processo licitatório, bem como na destinação dos recursos para reforma da Sala Martins Pena

Correio Braziliense
postado em 03/08/2020 14:35
O Teatro Nacional está interditado há mais de seis anosA deu mais um passo, nesta segunda-feira (3/8), no projeto de restauração do Teatro Nacional Claudio Santoro (TNCS), fechado há mais de seis anos. A pasta assinou um convênio com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) para que a empresa auxilie na elaboração do processo licitatório, bem como a destinação dos recursos. 

Publicado na edição desta segunda do Diário Oficial do DF (DODF), o projeto abre caminho para a restauração da Sala Martins Pena e, em breve, de toda a estrutura do local. 

Saiba Mais

O convênio fornecerá o apoio ao processo licitatório de restauro da Sala Martins Pena e prevê recursos que serão destinados pela Secec à empresa pública para a contratação de serviços técnicos necessários à complementação dos projetos da licitação da obra. Sendo assim, caberá à Novacap conduzir a licitação, tornando-se o principal braço executor das obras de interesse do GDF. 

“Temos a obrigação moral de devolver o Teatro Nacional para a população não apenas de Brasília, mas do Brasil”, afirmou o secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues.

Recursos 

Em 2019, a secretaria captou, junto ao Fundo de Defesa dos Direitos Difusos (FDD) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, R$ 33 milhões, que serão destinados à reforma da Sala Martins Pena, a segunda mais importante do complexo do Teatro Nacional Claudio Santoro. O convênio é o primeiro passo para que esse recurso seja liberado, uma vez que o conhecimento da Novacap na elaboração do processo licitatório de obras facilitará os trâmites de recepção do Projeto Básico pela Caixa Econômica Federal.


O projeto prevê o restauro completo da Sala Martins Pena, incluindo acessibilidade do local, segurança, acústica, iluminação cênica e mudanças nas poltronas, palco e também no piso. Além disso, serão realizadas melhorias no foyer e até mesmo na cafeteria que atende o espaço. Os painéis de Athos Bulcão nas áreas internas e externas e o paisagismo de Burle Marx também serão recuperados. Após a recuperação da Martins Pena, todos os movimentos se voltam para a Sala Villa-Lobos.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags