Diversão e Arte

Segunda edição do festival Toca homenageia Aldir Blanc

Entre os finalistas, está Beto Freire com o samba-canção 'Dos olhos verti lágrimas'

Irlam Rocha Lima
postado em 04/08/2020 07:05
Beto Freire é o brasiliense finalista do 
Toca - Festival da Canção O poeta Aldir Blanc é o homenageado da segunda edição do Toca ; Festival da Canção, promovido pela Sarau Agência de Cultura, em parceria com o Grupo Prisma. Das 1.157 músicas inscritas por compositores de todas as regiões do país, 13 foram selecionadas para a etapa final, entre elas Dos olhos verti lágrimas, samba-canção do brasiliense Beto Freire. As três primeiras escolhidas pela comissão julgadora, votação popular e pelos próprios concorrentes, serão contempladas com prêmio, em dinheiro, no valor de R$ 10 mil, gravação em vídeo, além de divulgação na internet.

;Tanto para os jurados como para a curadoria do Toca foi um privilégio ver o Brasil tão pulsante de criatividade pelos quatro cantos do país, mesmo com a crise tão intensa em que mergulhamos;, afirma o cantor e compositor Pedro Luís, um dos jurados. ;Que o nosso festival seja uma casa de porta aberta para a música brasileira;, torce Andrea Alves, a idealizadora do evento.

Entre os finalistas, a maioria é formada por compositores pouco conhecidos, mas chegaram também a esta fase nomes consagrados da MPB, como Zélia Duncan, Thiago da Serrinha, Francis e Olívia Hime. Representante do Distrito Federal, Beto Freire é o autor da letra de Dos olhos verti lágrimas, que foi musicada pela cantora e compositora mineira Ceumar, a quem ainda não conhece pessoalmente. ;Nosso contato tem sido pelas redes sociais. Escrevi a letra dentro de um ônibus;, conta. ;Recebi com surpresa a escolha da minha música pelo júri, entre as mais de mil inscritas, e, agora, estou na expectativa de ser um dos três ganhadores do festival;, acrescenta.

Ex-estudante de percussão da Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello ; foi aluno de Júnior Viegas ;, Beto diz que trabalha com música há nove anos. ;Me apresentei no Clube do Choro, na área externo da Caixa Cultural e participei do processo de ocupação artística do Conic. Sou também pesquisador de ritmos e da cultura popular brasileiros, base do trabalho que desenvolvo;, ressalta.


Toca ; Festival da Canção
Etapa final com a participação de 13 concorrentes. Votação pelo site www.festivaltoca.com.br. A relação das finalistas está no site do Correio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação