Economia

Em discurso, presidente Dilma critica pessimismo e ataca a imprensa

Em tom de cobrança, Dilma disse: "o barulho é muito maior do que o fato"

postado em 17/07/2013 13:19

No discurso feito durante a apresentação do Conselho de Desenvolvimento Econômico - que neste ano completa uma década de existência - Dilma Rousseff criticou de forma indireta a oposição e parte da imprensa ao dizer que: "a informação parcial visa confundir a opinião pública". Em tom de cobrança, Dilma disse: "o barulho é muito maior do que o fato". A presidente demonstrou confiança de que a inflação não vai ultrapassar o teto da meta.


Ainda no discurso, a presidente enumerou as conquistas de seu governo e do antecessor, o ex-presidente Lula, e desmereceu críticas feitas à gestão petista, sobretudo na questão econômica.

Dilma citou os números da dívida líquida do Governo Federal, que estão em cerca de 34% do Produto Interno Bruto (PIB). "Há dez anos, em 2002, a dívida líquida era de 60,4% do PIB, portanto, quase o dobro do patamar atual" disse.

A presidente também falou sobre os leilões organizados pelo governo do campo de petróleo Libra; "sucesso", nas palavras dela. Citou também o deficit da previdência social, hoje em torno de 1% do PIB. As despesas com o pessoal do governo foram outro destaque: segundo a chefe do Executivo, "hoje são 40% menores do que 10 anos atrás". Dilma foi incisiva:"Portanto, é incorreto falar em descontrole da inflação e das despesas do governo".

O tom de crítica de Dilma reflete a estratégia do Palácio do Planalto de tentar conter uma maré de notícias negativas vinculadas às ações do governo, que segundo o entendimento oficial, contribuíram para derrubar a popularidade da presidente Dilma.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação