Economia

Metade dos que tiveram auxílio emergencial bloqueado pode resolver pelo app

Para evitar filas, presidente da Caixa pediu que os brasileiros sigam as orientações do Caixa Tem antes de ir a uma agência

Correio Braziliense
postado em 23/07/2020 16:10

A Caixa informou que 49% dessas contas têm apenas inconsistências cadastrais, que podem ser resolvidas pelo aplicativoO presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, pediu que os brasileiros sigam as orientações e o calendário informado, nesta quinta-feira (23/7), pelo Caixa Tem para desbloquear as contas.

Segundo ele, muitas pessoas que estão indo às agências podem recuperar as contas sem sair de casa, pelo próprio aplicativo, e isso pode reduzir para até 15 minutos o tempo de atendimento presencial no banco.

 

Segundo o governo, 1,3 milhão de contas foram bloqueadas no Caixa Tem por suspeitas de fraude. Por isso, muitos brasileiros foram às agências da Caixa, chegando a formar filas e aglomerações em muitas delas, nessa quarta e quinta-feira para tentar recuperar o acesso as contas.

A Caixa informou que 49% dessas contas têm apenas inconsistências cadastrais, que podem ser resolvidas pelo aplicativo. "Conseguimos que quase metade das pessoas não precise ir às agências e possam resolver via aplicativo. Mais do que isso. Acreditamos que quem realmente fraudou dificilmente vá às agências. Então, a maior parte das pessoas, se não a totalidade das pessoas que estão indo às agências são pessoas que podem acabar nesse grupo e resolver via Caixa Tem mesmo", disse Guimarães.

 

Dúvidas

 

Ele admitiu, contudo, que muitos desses brasileiros estão indo às agências mesmo diante dessa orientação porque têm dúvidas quanto ao uso do Caixa Tem. Afinal, o aplicativo pede que alguns documentos sejam enviados de forma digital para a regularização da conta. "Certamente vamos ajudar. Mas é muito mais rápido e ágil o atendimento pelo app", comentou.

 

Guimarães pediu, então, que as pessoas observem a recomendação do Caixa Tem antes de procurar uma agência. Se estiver no grupo que precisa ir ao banco para desbloquear a conta, também é preciso seguir o calendário de desbloqueio que foi publicado nesta quinta-feira pelo banco. É o caso de 51% das contas bloqueadas, que são suspeitas de fraude.

 

[SAIBAMAIS]Segundo o executivo, se essa orientação for seguida, será possível reduzir para até 15 minutos o tempo de atendimento de quem de fato precisa ir às agências, reduzindo as filas que voltaram a ser vistas nos últimos dias.

"A liberação é em até 15 minutos. A liberação em si é rápida. Agora, se todos forem ao mesmo tempo, teremos filas. Então, o foco e a prioridade é para quem está recebendo o depósito", afirmou.

 

Ele ainda admitiu que é preciso seguir esse calendário de desbloqueio, que vai até 21 de agosto, mesmo se tiver recursos bloqueados para movimentação no Caixa Tem. "Se for todo mundo ao mesmo tempo, temos a possibilidade de ter filas nas agências", alegou, lembrando que não é recomendado fazer aglomerações nesse momento de pandemia.

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