O centro da capital conta com vários pontos turísticos, grande parte pensados e desenhados pelos mestres Lucio Costa e Oscar Niemeyer. Conheça algumas atrações imperdíveis.
Catedral
A Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida foi o primeiro monumento criado em Brasília. Inaugurada em 1970 ela possui 16 arcos de concreto na parte externa e a cobertura do local é em vitral. O batistério tem as paredes em cerâmicas pintadas por Athos Bulcão.
Endereço: Esplanada dos Ministérios – Horário de visitação: 8h às 18h, diariamente – Entrada gratuita.

Memorial JK
O Memorial Juscelino Kubitschek é um museu dedicado ao ex-presidente. Inaugurado em 1981, nele é possível ver vários pertences de Juscelino, como a biblioteca pessoal do mineiro de Diamantina, fotos da família, as roupas usadas no casamento com Sarah, entre outras coisas.
Endereço: Eixo Monumental – Horário de visitação: 9h às 18h, terça a domingo (exceto quarta que é de 9h às 17h) – Entrada: R$ 10 (inteira).

Planetário
É um centro cultural que proporciona projeções do universo através das lentes de equipamentos modernos de projeção. O Planetário de Brasília começou a encantar as pessoas em 1974 e a estrutura lembra um disco voador. Endereço: Eixo Monumental – Horário de visitação: 8h às 20h (terça a sexta) e 13h às 17h (sábado e domingo) – Entrada: 1kg de alimento não perecível.
Praça dos Três Poderes
O local não tem árvores, como grande parte das praças do mundo, mas tem esculturas, o Mastro da Bandeira, o Espaço Lúcio Costa e o Oscar Niemeyer. Está entre o Palácio do Planalto, Supremo Tribunal Federal e o Congresso Nacional. Endereço: saída do Eixo Monumental – Horário de visitação: 24h – Entrada gratuita.

Congresso Nacional
Mais um projetado por Oscar Niemeyer, este ponto turístico é o órgão sede do Poder Legislativo. É composto pelo Senado e Câmara dos Deputados. Entre eles existem duas torres com escritórios. Um gramado enorme na frente já foi palco de protestos e manifestações. Endereço: Praça dos Três Poderes (no meio do Eixo Monumental) – Horário de visitação: 9h30 às 17h (todos os dias) – Entrada gratuita.
Palácio do Planalto
Sede do Poder Executivo, onde fica o gabinete presidencial do Brasil. Inaugurado há 54 anos, ele foi o centro das comemorações da inauguração de Brasília. A fachada tem uma rampa com acesso ao salão nobre. O espelho d’água na frente e na lateral da obra transmite um ar de contemplação. Endereço: Praça dos Três Poderes – Horário de visitação: 9h30 às 14h (apenas aos domingos) – Entrada gratuita.

Teatro Nacional Cláudio Santoro
É o maior conjunto arquitetônico feito por Oscar Niemeyer destinado apenas a arte. A estrutura do prédio chama a atenção por ser no formato de uma pirâmide irregular, composta por cubos desenhados por Athos Bulcão. Contém três salas de espetáculos. Endereço: Via N2, Setor Cultural Norte (próximo a Rodoviária do Plano Piloto) – Horário de visitação: 9h às 20h (segunda a sábado) – Entrada: para visitação é gratuita.
Museu Nacional
O Museu Nacional Honestino Guimarães é um espaço para exposições itinerantes de artistas renomados. Inaugurado em 2006, tem o formato de cúpula e a obra é mais uma do gênio dos traços Oscar Niemeyer. Endereço: Setor Cultural Sul, lote 2 – Horário de visitação: 9h às 18h30 (terça-feira a domingo) – Entrada gratuita.

Torre de Televisão
Projeto de Lúcio Costa, a torre tem um mirante panorâmico a 75 metros de altura, com capacidade para 150 pessoas. É possível ver todo o centro da capital e algumas Regiões Administrativas. Além disso, tem uma feira de artesanato ao lado e a Praça das Fontes, ambas reformadas em 2013. Endereço: Eixo Monumental – Horário de visitação: 9h às 18h (todos os dias) – Entrada gratuita.
Torre Digital
Inaugurada há dois anos, a Torre de TV Digital leva o apelido de “Flor do cerrado”. Foi o último edifício de Oscar Niemeyer antes de falecer. Distante 20km do centro de Brasília,, o monumento tem 170 metros de altura. A cúpula de 60 metros é aberta para o público e exposições. Endereço: Estrada Parque Contorno, Grande Colorado, Sobradinho – Horário para visitação: 9h às 17h (sábado, domingo e feriados) – Entrada gratuita.

Ponte Juscelino Kubitschek
Inaugurada em 2002, a ponte conhecida como JK foi eleita a mais bonita do mundo pela Sociedade de Engenharia do Estado da Pennsylvania (EUA). Os três arcos dão ideia de uma pedra quicando sobre o espelho d’água. Com uma travessia de 1,2 mil metros, o arquiteto Alexandre Chan é o responsável pelo projeto. Endereço: liga as saídas do Eixo Monumental à QL-26 do Lago Sul.

Estádio Nacional Mané Garrincha
Com capacidade para 71 mil pessoas, o espaço serve para receber grandes eventos esportivos e culturais. A estrutura compõe o Complexo Poliesportivo Ayrton Senna e foi reformada em 2013. O estádio é o segundo maior do Brasil. Endereço: Setor de Diversões Norte – Asa Norte – Horário de visitação: agendar antes por e-mail ou telefone (turismocidadao.agenda@gmail.com, visitasenb@gmail.com ou (61) 3214-2764 / (61) 3329-6970 / (61) 3329-6995).

Catetinho
O museu foi a primeira residência oficial do presidente Juscelino Kubitschek. Ele preserva alguns objetos da época e os móveis originais. Fotografias e outros objetos levam o público a conhecer mais a história da construção da cidade. O nome é uma referência ao Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, sede do governo federal até a inauguração de Brasília. Endereço: Km 0 – BR- 040, Gama (DF) – Horário de visitação: 9h às 17h (terça a domingo) – Entrada gratuita.

Casa do Cantador
Uma homenagem à comunidade nordestina que vivia nas proximidades, Oscar Niemeyer desenhou o espaço que é considerado o Palácio da Poesia e Literatura de Cordel. Inaugurado em 1986, o local é palco de apresentações artísticas populares. Endereço: QNN 32, área especial, Ceilândia Sul – Horário de visitação: 9h às 18h (segunda a sexta) – Entrada gratuita.
