Variedade de atrações turísticas confirma vocação da capital para atrair visitantes

Não deixe de conhecer espaços como o Memorial JK, a Catedral, o Palácio do Planalto e o Museu Nacional

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 21/04/2014 07:00 / atualizado em 18/04/2014 11:14

Brasília não ganhou o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Cultura, Ciência e Educação (Unesco) em vão. Os traços originais e as grandes construções fazem da cidade uma das mais belas em arquitetura. Um urbanismo moderno a céu aberto só durante a Copa deve receber cerca de 600 mil turistas, de acordo com o Ministério do Turismo.


O centro da capital conta com vários pontos turísticos, grande parte pensados e desenhados pelos mestres Lucio Costa e Oscar Niemeyer. Conheça algumas atrações imperdíveis.

Catedral
A Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida foi o primeiro monumento criado em Brasília. Inaugurada em 1970 ela possui 16 arcos de concreto na parte externa e a cobertura do local é em vitral. O batistério tem as paredes em cerâmicas pintadas por Athos Bulcão.
Endereço: Esplanada dos Ministérios – Horário de visitação: 8h às 18h, diariamente – Entrada gratuita.

Ed. Alves/CB/D.A Press


Memorial JK
O Memorial Juscelino Kubitschek é um museu dedicado ao ex-presidente. Inaugurado em 1981, nele é possível ver vários pertences de Juscelino, como a biblioteca pessoal do mineiro de Diamantina, fotos da família, as roupas usadas no casamento com Sarah, entre outras coisas.
Endereço: Eixo Monumental – Horário de visitação: 9h às 18h, terça a domingo (exceto quarta que é de 9h às 17h) – Entrada: R$ 10 (inteira).

Breno Fortes/CB/D.A Press


Planetário
É um centro cultural que proporciona projeções do universo através das lentes de equipamentos modernos de projeção. O Planetário de Brasília começou a encantar as pessoas em 1974 e a estrutura lembra um disco voador. Endereço: Eixo Monumental – Horário de visitação: 8h às 20h (terça a sexta) e 13h às 17h (sábado e domingo) – Entrada: 1kg de alimento não perecível.

Antonio Cunha/CB/D.A Press


Praça dos Três Poderes
O local não tem árvores, como grande parte das praças do mundo, mas tem esculturas, o Mastro da Bandeira, o Espaço Lúcio Costa e o Oscar Niemeyer. Está entre o Palácio do Planalto, Supremo Tribunal Federal e o Congresso Nacional. Endereço: saída do Eixo Monumental – Horário de visitação: 24h – Entrada gratuita.

Zuleika de Souza/CB/D.A Press


Congresso Nacional
Mais um projetado por Oscar Niemeyer, este ponto turístico é o órgão sede do Poder Legislativo. É composto pelo Senado e Câmara dos Deputados. Entre eles existem duas torres com escritórios. Um gramado enorme na frente já foi palco de protestos e manifestações. Endereço: Praça dos Três Poderes (no meio do Eixo Monumental) – Horário de visitação: 9h30 às 17h (todos os dias) – Entrada gratuita.

Ana Rayssa/Esp./CB/D.A Press


Palácio do Planalto

Sede do Poder Executivo, onde fica o gabinete presidencial do Brasil. Inaugurado há 54 anos, ele foi o centro das comemorações da inauguração de Brasília. A fachada tem uma rampa com acesso ao salão nobre. O espelho d’água na frente e na lateral da obra transmite um ar de contemplação. Endereço: Praça dos Três Poderes – Horário de visitação: 9h30 às 14h (apenas aos domingos) – Entrada gratuita.

Janine Moraes/CB/D.A Press


Teatro Nacional Cláudio Santoro
É o maior conjunto arquitetônico feito por Oscar Niemeyer destinado apenas a arte. A estrutura do prédio chama a atenção por ser no formato de uma pirâmide irregular, composta por cubos desenhados por Athos Bulcão. Contém três salas de espetáculos. Endereço: Via N2, Setor Cultural Norte (próximo a Rodoviária do Plano Piloto) – Horário de visitação: 9h às 20h (segunda a sábado) – Entrada: para visitação é gratuita.

Antonio Cunha/CB/D.A Press


Museu Nacional
O Museu Nacional Honestino Guimarães é um espaço para exposições itinerantes de artistas renomados. Inaugurado em 2006, tem o formato de cúpula e a obra é mais uma do gênio dos traços Oscar Niemeyer. Endereço: Setor Cultural Sul, lote 2 – Horário de visitação: 9h às 18h30 (terça-feira a domingo) – Entrada gratuita.

Pedro Ladeira/Esp./CB/D.A Press


Torre de Televisão

Projeto de Lúcio Costa, a torre tem um mirante panorâmico a 75 metros de altura, com capacidade para 150 pessoas. É possível ver todo o centro da capital e algumas Regiões Administrativas. Além disso, tem uma feira de artesanato ao lado e a Praça das Fontes, ambas reformadas em 2013. Endereço: Eixo Monumental – Horário de visitação: 9h às 18h (todos os dias) – Entrada gratuita.

Bruno Peres/CB/D.A Press


Torre Digital
Inaugurada há dois anos, a Torre de TV Digital leva o apelido de “Flor do cerrado”. Foi o último edifício de Oscar Niemeyer antes de falecer. Distante 20km do centro de Brasília,, o monumento tem 170 metros de altura. A cúpula de 60 metros é aberta para o público e exposições. Endereço: Estrada Parque Contorno, Grande Colorado, Sobradinho – Horário para visitação: 9h às 17h (sábado, domingo e feriados) – Entrada gratuita.

Monique Renne/CB/D.A Press


Ponte Juscelino Kubitschek

Inaugurada em 2002, a ponte conhecida como JK foi eleita a mais bonita do mundo pela Sociedade de Engenharia do Estado da Pennsylvania (EUA). Os três arcos dão ideia de uma pedra quicando sobre o espelho d’água. Com uma travessia de 1,2 mil metros, o arquiteto Alexandre Chan é o responsável pelo projeto. Endereço: liga as saídas do Eixo Monumental à QL-26 do Lago Sul.

Edilson Rodrigues/CB/D.A Press


Estádio Nacional Mané Garrincha
Com capacidade para 71 mil pessoas, o espaço serve para receber grandes eventos esportivos e culturais. A estrutura compõe o Complexo Poliesportivo Ayrton Senna e foi reformada em 2013. O estádio é o segundo maior do Brasil. Endereço: Setor de Diversões Norte – Asa Norte – Horário de visitação: agendar antes por e-mail ou telefone (turismocidadao.agenda@gmail.com, visitasenb@gmail.com ou (61) 3214-2764 / (61) 3329-6970 / (61) 3329-6995).

GDF/Divulgação


Catetinho
O museu foi a primeira residência oficial do presidente Juscelino Kubitschek. Ele preserva alguns objetos da época e os móveis originais. Fotografias e outros objetos levam o público a conhecer mais a história da construção da cidade. O nome é uma referência ao Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, sede do governo federal até a inauguração de Brasília. Endereço: Km 0 – BR- 040, Gama (DF) – Horário de visitação: 9h às 17h (terça a domingo) – Entrada gratuita.

Monique Renne/Esp/CB/D.A Press


Casa do Cantador
Uma homenagem à comunidade nordestina que vivia nas proximidades, Oscar Niemeyer desenhou o espaço que é considerado o Palácio da Poesia e Literatura de Cordel. Inaugurado em 1986, o local é palco de apresentações artísticas populares. Endereço: QNN 32, área especial, Ceilândia Sul – Horário de visitação: 9h às 18h (segunda a sexta) – Entrada gratuita.

Carlos Moura/CB/D.A Press
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.