OsNomesDoMensalao

Parlamentares da oposição protocolam pedido de investigação contra Lula

postado em 12/12/2012 19:27
Parlamentares do PSDB, DEM e PPS protocolaram nesta quarta-feira (12/12) um pedido para que o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, investigue a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no mensalão. A base para a representação são as declarações de Marcos Valério sobre a participação de Lula e a decisão do Supremo Tirbunal Federal (STF) de que os recursos utilizados eram ilícitos.

No documento encaminhado à Procuradoria, os oposicionistas destacam que as declarações de Valério comprometem Lula. "O Sr. Marcos Valério Fernandes de Souza denunciou formalmente o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva", diz a representação.

[SAIBAMAIS]Os parlamentares sustentam que o recebimento de recursos por Lula configura o delito previsto no art. 317 do Código Penal. A lei diz que configura crime "solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem."



Nessa terça-feira (11/12), Gurgel disse que só vai se pronunciar sobre as declarações de Marcos Valério após o encerramento do julgamento do mensalão.

O pedido é assinado pelos presidentes do DEM, senador José Agripino (RN), do PPS, deputado Roberto Freire (SP), e pelos líderes do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR), na Câmara, Bruno Araújo (PE), e do PPS na Câmara, Rubens Bueno (PR).

Com informações de Paulo de Tarso Lyra

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação