Enem

Famosos e políticos fazem campanha pelo adiamento do Enem

Nas redes sociais, celebridades como a atriz Marina Ruy Barbosa cobraram mudanças no cronograma do exame em razão da pandemia do novo coronavírus

Correio Braziliense
postado em 16/05/2020 18:27
Marina Ruy BarbosaA decisão do Ministério da Educação de, até o momento, manter o cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020, mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus, tem suscitado críticas. Pelas redes sociais, políticos e famosos usaram a tag #AdiaEnem para pedir o adiamento das provas.

A atriz Marina Ruy Barbosa foi uma das que se manifestaram. "Não sei o que é passar fome. Não sei o que é me privar de estudar para trabalhar. Por isso, não posso falar o que todas essas pessoas sentem, vivem e enfrentam. Não carrego essa dor comigo. Não posso falar por elas. Tenho essa consciência. Mas dar voz a essas pessoas, a essas lutas é possível sim. Está ao meu alcance, ao nosso alcance e essa necessidade é urgente", escreveu.
 

Uma publicação compartilhada por (@marinaruybarbosa) em

 
 
As apresentadoras Maisa e Paola Carosella também fizeram coro pela mudança nas datas do exame. "Mais de 6 milhões de estudantes de escola pública não possuem acesso à internet e não estão assistindo aulas devido a pandemia do Covid-19, por isso, nós estudantes estamos organizando um protesto virtual pelo adiamento do Enem. Nos ajude", convocou a jurada do Masterchef.
 
 

Entre os políticos, o deputado federal e secretário geral do PT, Paulo Teixeira, publicou uma ilustração do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva segurando uma placa com a tag #AdiaEnem. "Lula pede o adiamento do Enem em razão da pandemia. Não podemos aplicar um exame onde as condições de preparo foram muito díspares entre os candidatos", disse. No espectro político oposto, o também deputado Alexandre Frota (PSL-SP), ex-apoiador do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), afirmou ter apresentado um projeto de lei pelo adiamento.
 

Uma publicação compartilhada por (@pauloteixeira13) em

 
 

Ministério Público

Na sexta-feira (15/5), a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, do Ministério Público Federal (MPF) divulgou uma nota técnica em que defende o adiamento. Segundo o órgão, a manutenção do exame durante a pandemia gera impactos desproporcionais e viola a Constituição.

Saiba Mais

Também na sexta, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, disse, em live, que o Enem poderia ser adiado, mas que ainda era cedo para essa discussão. O presidente Jair Bolsonaro, por sua vez, defendeu que o exame pode até sofrer algum atraso, mas deve ser realizado ainda neste ano.

Enquanto aguardam uma definição sobre as datas, os estudantes seguem realizando a inscrição no exame. Até o momento, o Ministério da Educação contabiliza mais de 3 milhões de inscritos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags